quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Alcalá de Henares


Sexta pisei fora de Madrid pela primeira vez desde que cheguei.

A ESN, uma organizaçao que promove eventos para os estudantes estrangeiros, ofereceu uma visita guiada gratuita a Alcalá de Henares.

Alcalá fica a 30 minutos de Madrid, e é conhecida como a cidade de Cervantes. Mas por dentro da cidade - e graças à visita guiada - se descobre que esta sem dúvida foi uma das cidades mais importantes da Espanha e da Europa.

A história da cidade começou no Império Romano. Se chamava Complutum e era uma pequena vila romana. É daí que vem o nome da minha Universidade aqui: Complutense. A Complutense foi criada em Alcalá, há uns 500 anos, e só no século passado foi transferida para Madrid. Hoje Alcalá tem sua própria universidade, que funciona - em parte - nos prédios construídos para abrigar a Complutense quando esta ainda funcionava por lá.

Em Alcalá nasceu Cervantes, o famoso escritor espanhol que ganhou uma praça e é a principal referência quando se fala na cidade. Tem um pequeno museu na casa onde ele supostamente viveu, e também uma estátua do escritor e de Dom Quixote, no banco bem em frente.


Uma coisa que ninguém costuma falar (e que nao se encontra na Wikipedia, por exemplo, onde eu dei uma pesquisada antes da "viagem") é que foi nesta cidade que nasceu Catarina de Aragón. Pra quem nao sabe, ela foi a mulher de quem Henrique VIII da Inglaterra queria se separar. E, como a Igreja nao permitiu, o Rei criou a Ingreja Anglicana, fato que foi fundamental na Reforma Protestante.


Foi lá também que Colombo se reuniu com o Rei antes de sua viagem à América, para pedir autorizaçao e o financiamento da empreitada.

Por fim, a cidade também foi ocupada pelos mouros. E, apesar dos bombardeios durante a Guerra Civil espanhola, ainda conserva construçoes arquitetônicas árabes, assim como uma catedral católica gigantesca e um imponente palácio. Ah, também restou uma parte da muralha que no período medieval protegia a cidade.
Por causa de sua história variada, Alcalá é conhecida - e vendida - como a cidade das 3 culturas: católica, árabe e judia (esta última porque a cidade também foi o lugar escolhido pelos judeus para se reunirem clandestinamente durante muitos anos).


E o prédio do Rectorado da Universidad de Alcalá é sem dúvida a reitoria mais bonita que eu já conheci. Falando em estudos, a Bruna e o Silvio, alguns dos muitos ecanos que estudam por aqui, também foram ao passeio.

Resumindo, a cidade é pequena, charmosa, rica em história, com estilos arquitetônicos bem diferentes e está pertinho de Madrid. O busao ida e volta custa só 3,75. E como tem horários até a meia noite, depois de encerrada a visita eu fiquei mais um tempo na cidade pra ver a iluminaçao noturna - que deixa algumas atraçoes ainda mais bonitas.

2 comentários:

Bearantes disse...

é o maximo, depois de expulsar os mouros e converter os judeus, fica tudo "das tres culturas"...! toledo é assim tbm! (alias, vc ja foi pra Toledo? é mó legal!!!)

Ana Carol disse...

Aula de história com Bernardo! hahaha
Que bom que vc está aproveitando a viagem!
Bjs!