domingo, 19 de outubro de 2008

Centro de Arte Reina Sofía


Sábado fui pela primeira vez a um museu aqui.

Com a correria do dia-a-dia e a sensaçao de que sempre há tempo pra ir depois, acabei nao conhecendo ainda uma parte significativa das atraçoes da cidade.

O Reina Sofía era uma delas. Até ontem.

É um dos 3 principais museus de Madrid. No acervo, obras de arte contemporânea e de muitos pintores espanhóis. O museu é muito bonito. Fica num enorme casarao quadrangular, com um bonito jardim no centro. Na frente, uma parede de vidro com alguns elevadores transparentes, criando um contraste legal entre a arquitetura antiga e a moderna. No último andar também tem umas construçoes mais modernas, e imagino que à noite seja muito bonito.

Mas o prédio é o de menos pra se ver ali. Nada menos que Picaso, Miró e Salvador Dalí preenchem algumas alas do museu. E é bastante satisfatório ver de perto muitos dos quadros que eu só estava acostumado a ver nos livros, quando tive aula de Literatura (que acabava falando superficialmente da outras manifestaçoes artísticas de cada movimento pra que se pudesse entender melhor os propósitos de cada um).

A principal obra é a Guernica, de Picaso. É um quadro que todo mundo conhece. E de perto impressiona pelo tamanho. É gigante! E tem uma força de expressao que faz jus à fama. A Guernica fica numa ala dedicada à Guerra Civil Espanhola, junto com fotografias e outros quadros ligados ao tema.

Miró é um pintor que eu desisti de entender. O surrealismo dele é demais pra mim. Os quadros com cara de "qualquer um faria" sao os mais legais. É divertido um tela branca com 2 ou 3 pontinhos pretos custar milhoes de euros. Quem entende de arte diz que o importante ali nao é a qualidade artística, mas sim a intençao. Entao tá. =P
(Nao que sejam feios, é realmente harmônico. Só acho uma supervalorizaçao).

E pra falar a verdade, prefiro os quadros do Salvador Dalí, que sao ainda mais loucos - e na minha opiniao muito mais divertidos. Esse niniguém me convence de que pintava sóbrio. Mas que o resultado era legal, ah isso era. Os quadros sao animais.

Como nao sou nenhum entendedor de arte, pra mim funciona assim: gosto ou nao gosto. E a maior parte das obras do Reina Sofía eu gostei bastante, principalmente algumas desses 3 pintores e outras de artistas menos conhecidos.

Aos sábados a entrada é gratuita a partir das 14:30. A fila é pequena: dá entrar tranquilo e curtir o museu. Ruim é que lá dentro nao se pode fotografar. Entao quem quiser ver as obras melhor tem que buscar na internet ou dar uma passadinha aqui em Madrid.

Um comentário:

Mardou disse...

Estive no Espaço Dali em Paris e adorei os trabalhos. São verdadeiramente perturbados. Que bom que vc está se divertindo por aí. Mande ver!!!
Besos y quesos,
S