segunda-feira, 13 de outubro de 2008

¡Flamenco!


Na semana passada rolou um evento bem legal por aqui.

O Metro de Madrid promoveu a ediçao anual da Cumbre Flamenca, com apresentaçoes de artistas espanhóis prestigiados na Estaçao de Chamartín. O evento era gratuito e pra entrar bastava chegar algum tempo antes pra ficar na fila e retirar o ingresso.

Na quinta, a Bruna e o Silvio - ecanos que também estao estudando aqui - me falaram do evento (que eu nem estava sabendo) e me chamaram pra ir ver a apresentaçao. Daí eu chamei a Ana Paula - uma outra estudante da USP que passou junto comigo e com o Silvio no processo pra Complutense - e fomos nós todos e mais alguns ecanos, que eu mal conheço, à estaçao.

Chegamos um pouco em cima da hora (1h30 antes de começar) e só conseguimos ingressos pra ver pelo telao. A fila estava realmente grande.

Dentro da estaçao, ao lado da sala de apresentaçao, tinha umas cadeiras de onde dava pra assistir pela tela e ouvir a música muito bem. Mas é claro: nao tinha a mesma emoçao.

Daí que eu e a Ana resolvemos voltar no dia seguinte. Chegamos meia hora mais cedo e conseguimos entrar. E ainda conheci a Tatiana, uma brasileira amiga dela que mora há 1 ano aqui e me deu várias dicas sobre a cidade e lugares legais pra conhecer.



Todo mundo sabe que o Flamenco é uma tradiçao española. É uma música muito forte, com um som bem característico e interpretaçoes pra lá de emotivas. O que eu nao sabia é que o Flamenco pode ser apenas cantado. Muitos artistas apenas cantam. Chegam, sentam no banquinho e fazem a apresentaçao dali mesmo. Na quinta, por exemplo, foi só um cantor. Na sexta, teve um bailarino e, em seguida, um cantor.

A verdade é que eu nao curti muito quando eles só cantam. O ritmo da música nao varia e depois de uns 20 minutos já cansa um pouco.

Mas o espetáculo com dança é fantástico. Ainda mais pela dificuldade dos movimentos e pela força empregada nas pernas pra fazer o som. E o bailarino preenche o palco muito facilmente, interagindo mais com a banda e variando os passos a cada cançao. Foi muito legal!




Agora pra terminar de cumprir a tradiçao espanhola, só me falta comer uma boa Paella e assistir a uma tourada.

2 comentários:

Rodrigo Costa disse...

Ahn???... assistir touradas?

Veja só, se me fizer um desgosto desse favor não postar no blog.

humf!

touradas, não! :o

Juliana Henriques disse...

Que chique né??
Deve ser bonito e cansativo..

heheh

Como você tá??

saudadee

beijo