segunda-feira, 3 de novembro de 2008

El Escorial


No sábado, um dia depois de ir a Alcalá, fui com alguns dos meus amigos daqui de Madrid a San Lorenzo de El Escorial. Eduardo e Réa, que fazem parte do grupo de pessoas mais próximas aqui, e também o Thiago e o Emanuel, que sao outros brasileiros que estudam na Autônoma.


É uma cidade a uns 45 minutos de ônibus de Madrid, numa regiao montanhosa a 1000 metros do nível do mar. As passagens saem a 6,60 ida e volta. E como é uma das atraçoes Top 10 em qualquer guia de Madrid, vale a pena conferir de perto.
A cidade em si nao tem nada demais. É praticamente um pueblo, de tao pequena. Casinhas em estilo europeu, ruas estreitas e muitas ladeiras. O charme sao as montanhas, nos arredores. E, claro, a principal atraçao: o castelo.




Nunca conheci um castelo tao espetacular como El Escorial (como se tivesse conhecido muitos...hehe). Construído mais ou menos no ano de 1500 por Felipe II, um dos reis mais poderosos do império espanhol (e que também era um católico-doentio-fervoroso), o Palácio é fenomenal.

Pra começar, é gigantesco. Impressiona pelo tamanho, pela localizaçao ao pé das montanhas e pela vista que tem da regiao, pelo fato de já estar no alto. Além disso, sao mais de 15 torres, centenas de salas, saloes, corredores e escadas, e milhares de quadros.


É impressionante o fato de que praticamente todas as salas sao decoradas com muitas obras de arte. Entre uma e outra, portas perfeitamente esculpidas, portais feitos em madeira de primeira e também escadas de pedra, só pra lembrar que nessa época ainda estávamos no período medieval.

Sao no mínimo 2 horas caminhando dentro do castelo para que se possa conhecer superficialmente todo o lugar e passar os olhos pelos quadros. De uma ala pra outra, a decoraçao varia e o estilo dos corredores, arcos e pilastras também muda.

E é muito bonito mesmo! A Catedral também é fantástica, se impondo em um dos diversos pátios internos que também tem um acesso ao exterior.



La também está - segundo eles - a segunda maior biblioteca do mundo, atrás apenas da do Vaticano.

A visita custa 3,50 para estudantes + 2,20 para ter acesso à sala espetacularmente decorada em bronze e ouro onde estao os corpos de todos os Reis espanhóis da dinastia Habsburgo, incluindo as respectivas rainhas. Nos perguntamos onde vao entrar os futuros corpos, já que só há mais 2 túmulos disponíveis e estes já estao destinados a Juan Carlos e Sofía, os reis atuais.
É proibido tirar fotos dentro do castelo, mas conseguimos burlar os seguranças em algumas ocasioes e fizemos algumas lá dentro - que nao ficaram a melhor coisa do mundo, mas servem pra se ter uma idéia.


Só o que nao é pago sao os jardins, que ceram quase todo o local. E de onde se pode ver o castelo, um bonito lago onde ele se reflete, as montanhas lá atrás e os arredores do palácio, lá embaixo.



Ao fim da visita, fomos exaustos e famintos ao mercadao, que estava fechado pra "siesta". Entao encontramos um supermercado, compramos quejo, presunto e pao. E almoçamos o melhor bocadillo do mundo.

Depois demos uma volta pela pequena cidade antes de pegar o ônibus rumo a Madrid.

3 comentários:

Aid disse...

IEI!
Primeiro comentário do post de Novembro hahahaha
Q lugar lindo Be!!! Vc aí passeando em castelos e a gente na rep fazendo festas a fantasia de 5 pessoas no dia das bruxas!

Bjs!

ps. chegamos até a tentar fazer amizade com a rep de baixo, mas olharam pelo olho mágico e decidiram não abrir a porta hahahaha

Unknown disse...

Hummmm...vc só nos passeios heim?!?!?Q coida booooooaaaa!!!
Se divirta mto amigo, que vc merece ;)

Saudades...

Bjocas.

Karen Sayuri Nagae disse...

Olhaaaaa o castelo do he man!!!!

Be...nós temos desenhos fálicos nas paredes da rep agora hauhauahuahau