sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Primeras clases


Essa semana foi a minha primeira de aulas aqui em Madrid.

Apesar de toda a empolgaçao da viagem e das agitadas noites madrileñas, preciso lembrar que vim aqui - em primeiro lugar - pra estudar.

Ou, melhor dizendo, pra aproveitar tudo que o intercâmbio oferece - e isso inclui frequentar as aulas e conseguir os créditos no final do semestre pra pedir equivalência nas minhas matérias optativas.

Escolhi matérias na própria Facultad de Ciencias de la Información, que é a equivalente à ECA daqui. Nas disciplinas, 2 matérias do curso de Publicidad y Relaciones Publicas e 3 do curso de Comunicación Audiovisual.

As de publicidade sao pra complementar minha formaçao em áreas onde eu acho que deveria ter aprendido mais, e as de cinema pra acrescentar conhecimentos novos tanto profissionalmente quanto pessoalmente. E acho que, de maneira geral, você é um profissional melhor quando é uma pessoa melhor, e por isso tou fazendo o possível pra aprender coisas que nao necessariamente vao me fazer desempenhar melhor algo relacionado à publicidade, mas que me darao um conhecimento de mundo maior e, portanto, útil por toda a vida.

No fim, as disciplinas e os horários ficaram:

Teoría de la Información
Seg: 9-11
Ter: 9-11

Lenguaje Publicitário
Seg: 11-13
Quar: 11-13

Movimientos Artísticos Contemporáneos
Ter: 11-13
Quar: 9-11

Narrativa Hipermedia
Seg: 15-16
Quar: 15-16

Narrativa Cinematográfica
Ter: 18-20
Quar: 16-18
(laboratórios práticos às quintas-feiras)


Com essa grade, tenho 3 dias bem puxados e dois dias praticamente livres. De segunda a quarta, passo o dia todo na Facul. Terça, como tem um intervalo grande, dá pra voltar pra casa. Mas se tiver necessidade, posso ficar aqui estudando ou fazendo algum trabalho.

Nos dois dias livres, quero sair por Madrid esquadrinhando a cidade. Vou cada semana a um bairro, fotografar e conhecer de perto as principais atraçoes. Claro que nem sempre isso será possível: ontem passei a tarde aqui na facul fazendo um trabalhinho e hoje vim aqui estudar um pouco de arte, já que nao tenho nenhum conhecimento sólido sobre o assunto e a matéria nao é só ficar olhando quadros. hehe

Ao fim do dia estou realmente exausto. Tinha perdido o ritmo de assistir às aulas já que desde Junho nao fazia isso. E também porque os últimos semestres que tive, em termos de sala de aula, foram bem rasos. Fora que as aulas aqui sao mais puxadas que na ECA. Há uma exposiçao de conteúdo mais consistente e o fato de serem em espanhol dificulta um pouco por enquanto.

5 matérias é também um número acima do que a maioria dos intercambistas faz. Geralmente a galera pega 3. No máximo, 4. Mas resolvi que vou tentar dar conta das 5 e se ficar muito puxado eu largo uma pelo caminho. Me sentiria culpado caso nem chegasse a tentar.

Como nao conheço ninguém e os espanhóis nao sao as pessoas mais simpáticas e acessíveis do mundo, a semana foi um pouco difícil. Me sinto solitário de passar o dia inteiro sem praticamente trocar uma palavra com outra pessoa pessoalmente. Principalmente depois dos dias do albergue, onde pra fazer amizade basta dar um "Hola!" a quem está do lado. E fica mais complicado trocando de sala o tempo todo, já que cada matéria faz parte da grade de uma turma diferente.

Mas tudo bem. As noites ainda sao livres e sempre que dá saio com os meus amigos daqui (inclusive os ecanos). Sem aulas desde quinta, o FDS pode ser prolongado em caso de nao ter muitos trabalhos a fazer.
E claro, o semestre está só começando. Talvez com o tempo eu conheça algum espanhol gente fina. Deve existir pelo menos um.

4 comentários:

Unknown disse...

Vc n esta sozinho n amigo, nunca!!!
Onde vc estiver, terá um montão de pessoas "olhando" por ti, inclusive Deus, que estará sempre ao seu lado, e eu, q to aqui mas mts vezes, mesmo longe, estou ai do seu ladinho...e tb, imagino q essa "solidão" já já passa, vc vai fazer amigos na facult tb, é só uma questão de tempo...

Vc é danado mesmo heim?!?!?Q orgulho q esse menino me da...5 matérias...mas se vc n tentasse, n seria o Bê q eu conheço...
Desafio p vc é nada neh amigo???
Owww criatura especial!!!

Te amoooo!!!

Bju gigantão...

Unknown disse...

Oi Bê:

Já em aulas em?????? Aêeeeeeeeee.
Logo vc vai tá cheião de amigos. E, qdo chegar a hora de voltar, com certeza trará eles na memória e no seu coração.
Fico feliz em saber q vc tá bem. Aproveitando tudo..curtindo.
Ontem foi niver de Tinho. Didi fez um jantar MARAAAAAAAAAAAAAAA!!..rs
Ela tava aqui juntinho pedindo preu te dizer, q deseja o MELHOR procê. Mandando beijos tb.
Aqui tem feito frio e uns dias feios. Hoje q a chuva deu uma trégua.
Ó, Liliu descansou essa madrugada. O enterro aconteceu às 17:00h, no Jardim da Saudade. Sheila deve ter ido.
Fica bem e com DEUS.
Estamos sentindo saudades de vc.
Te amo!
Bjos

Mardou disse...

E aí, está nas baladas do fds?? Algum español legal na "mira" (hehe)???
Becitos,
S

Bernardo disse...

Obrigado, todo mundo!
Nao que esteja me sentindo mal. Só cansa um pouco passar o dia sozinho. Mas tenho amigos nao-espanhóis aqui e aproveitamos bastante.

Tenho certeza de que tia Lígia está muito melhor agora. Que fique em paz...


Na mira? "Español" com certeza, nao. Españolas quizás. =P