quarta-feira, 15 de outubro de 2008

¡VivAmerica!


Domingo também foi o dia de encerramento do VivAmerica, um festival realizado na semana que antecedeu o Día de la Hispanidad e que terminou justamente no dia 12.

Em teoria, é um festival para valorizar a cultura dos países ibero-americanos. Na prática, uma tentativa de agradar aos milhares de imigrantes que vivem aqui e, se tem algum senso de história, sabem o quao imperialista é a comemoração do 12 de outubro.

O bom é que os eventos eram quase todos gratuitos ou por preços muito acessíveis. Durante a semana rolou muita coisa, mas não tive tempo de ir em quase nada. Fui com os meus amigos do albergue na segunda à noite ver uma apresentaçao de dança argentina e, como foi um negócio um tanto bizarro, perdemos um pouco a empolgação pros outros eventos.

A parte boa mesmo ficou guardada pro final: La Marcha! Seis trios elétricos com artistas de vários países percorreram as ruas do centro de Madrid. E, é claro, tinha presença brasileira: Daniela Mercury.

Nem preciso dizer o quanto me deixou feliz poder matar a saudade do carnaval de Salvador com uma das artistas que mais gosto. As ruas cheias de gente, todo mundo muito contente, música por todos os lados e bandeiras de todos os países latino-americanos. E os ritmos latinos iam do rock à salsa. Dava pra curtir de todos os sons caminhando só alguns metros entre um trio e outro.

O pessoal aqui não está acostumado com isso – e mal conhece os artistas -, mas muita gente foi às ruas pra ver. Fora os imigrantes que iam acompanhando o desfile, tanto de grupos que se apresentavam no chão quanto nos mini-trios elétricos.


Tinha muitos brasileiros. Como sempre, o povo mais animado. Fazendo barulho, inventando coreografias e abrindo rodas de capoeira. No meio da muvuca, encontrei muitos conhecidos. Os "ecanos de Madrid", a Ana Paula com um outro amigo brasileiro e os gaúchos que conheci no albergue junto com mais alguns brazucas que estudam na Autônoma de Madrid. Todo mundo atrás do trio, como manda a tradição baiana.


E no final foi Daniela quem roubou a cena. Junto com o trio dela ia o maior grupo de gente, tanto brasileiros como estrangeiros que se juntavam à folia e tentavam dançar nossas músicas. Foi o único desfile que estava realmente lotado. E de cima do trio, acompanhada de bailarinas, a cantora ia emendando uma música na outra e puxando os grandes clássicos do carnaval de Salvador – e eu conhecia todos, claro. No meio ainda entraram músicas populares e saudosas, como Aquarela do Brasil, Isso aqui o que é, País Tropical e Brasil (de Cazuza).

Vi muita gente filmando, fotografando ou só parado assistindo de boca aberta enquanto Daniela cantava e dançava muito. Um show.

Em frente à cabine de uma TV que transmitia a apresentação e à Casa América, onde estavam os organizadores do festival, Daniela pediu em espanhol, em alto e bom som que a Europa acabasse com os subsídios e que agisse para um verdadeiro "Livre Comércio" entre os países do mundo. Adorei.

No final do desfile, quando teoricamente as bandas deveriam parar, ela continuou cantando. Como o trio entrou numa parte de acesso restrito, ela veio para a parte de trás, a banda se virou pro público e assim a festa continuou mesmo com o caminhão parado.

Quando os artistas que vinham em seguida se aproximaram, o som parou. Mas antes que a galera dispersasse já se ouvia de novo O Canto da Cidade, Swing da Cor e muitas outras músicas. E depois de um "Gracias, Madrid", o público gritava "¡Otra!", que é como os espanhóis pedem bis. E ela ia atendendo e prolongando a festa, que só acabou quando os caminhões de limpeza – que já tinham passado por todo o percurso – chegaram junto do trio, pouco mais de 3 horas depois dos primeiros acordes brasileiros serem ouvidos em Atocha.


E segunda, no El País, saiu uma pequena reportagem falando do festival. Com o título: Daniela Mercury se convierte en 'la reina de Recoletos'.

Foi muito foda. E bem que eu queria mais.

2 comentários:

Unknown disse...

Uauuuuuuuuuuuuuuuuu, deu prá matar um pouquinho a saudade do Brasil em?????
Q bom!!!!!!!!!!!!!!!
N tem som melhor q o nossoooooo!
Não tem quem consiga ficar parado..hehehehe
Saudades
Te amo!
Beijos

Mardou disse...

Eta sobrinho axezento!!!
Sem comentários, hehe...