terça-feira, 14 de outubro de 2008

Día de la Hispanidad


12 de Outubro é feriado nacional na Espanha. É o dia em que eles comemoram a chegada de Colombo à América e todas as conquistas que vieram em seguida e fizeram do país uma das maiores potências colonialistas alguns séculos atrás.

O feriado é chamado por aqui como Día de la Hispanidad. Ou Fiesta Nacional de la Hispanidad. Há na verdade vários nomes pra determinar a mesma coisa. É um dia festivo, em que os espanhóis enfeitam as varandas com bandeiras e muitos saem às ruas vestidos com as cores do país.

Há um desfile militar pelo Passeo de la Castellana, que culmina com a chegada à Plaza Colón, onde o presidente e o Rei asssistem às apresentaçoes. Pouco antes, uma apresentaçao aérea desenha no céu a bandeira do país.

Nao sou muito fa de desfiles militares. Ia quando criança ver os desfiles da Independência todo 7 de setembro e, na época, achava muito legal. Até que cresci um pouquinho e, estudando história, descobri que a nossa Independência nao passou de um golpe fajuto para assegurar que a sociedade se mantivesse estruturada da mesma forma - com direito ao filho do Rei de Portugal como Imperador do Brasil: uma piada.

Nao que eu nao ache importante comemorar a independência. Todo país americano tem mais é que festejar o dia em que se viu livre, em teoria, da exploraçao européia.

Mas a questao é que desfiles militares costumam ser patéticos de um ponto de vista crítico e nao nacionalista. Um monte de enfardado arrogante, desfilando de nariz impinado e com carros, avioes e tanques de guerra que estariam completamente deslocados se a idéia de paz mundial fosse levada a sério pelos países mais ricos.




Enfim, como estou aqui - e viver o cotidiano do país faz parte da proposta -, acordei cedo e fui acompanhar o desfile.

Foi até divertido. Tinha bandinha tocando e tudo. E uns espanhóis mais eufóricos que nao paravam de gritar "¡Viva España!". E eu nao conseguia disfarçar o riso de desprezo diante de coisa tao absurda: comemorar o dia que marcou o início de uma época de escravidao, desmatamento, extermínio de populaçoes inteiras e imposiçao de uma cultura que, para eles, até hoje, é superior.


E nao lhes tiro a razao de comemorar. Afinal, a maior parte do ouro que enfeita os palácios reais e do dinheiro usado para contruir esses e tantos outros monumentos vieram da América. E os espanhóis sabem muito bem disso, mesmo que finjam esquecer quando o assunto é a imigraçao.

3 comentários:

Juliana Henriques disse...

É, deve ser tão engraçado quato a independencia do Brasil.. pura palhaçada!

As pessoas se enchem d orgulho, e desfilam por amor a Pátria..

Mas é até bonito ver a palhaçada não é?

E ai, á estudando muito??

Quando vc vai para Paris?

beijo

Lara disse...

Meu filho
Ve se escreve sobre a viagem não sobre a Historia da Espanha !
E a Independencia do meu ovo!ahuhuauhsauhush





Invejinha do bem*

Rodrigo Costa disse...

Vc acabou me deixando com raiva dos espanhóis com esse post... fazendo escárnio de nossas penúrias que vieram depois de Colombo. Fdputinhas!