quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Reunión Informativa



Hoje tive meu primeiro compromisso estudantil aqui em Madrid.

Agora há pouco, às 11h da manha, fui em uma reuniao informativa para os alunos estrangeiros da Universidade. A reuniao foi no Pabellón de Gobierno, que fica a uns 10 min caminhando da minha faculdade (Ciéncias de la Información). É um prédio onde funciona todo o aparato burocrático relacionado aos estudantes que vêm de fora para 1 ou 2 semestres na Complutense. Sao aproximadamente 2 mil por ano, que se somam aos 80 mil alunos regulares que a UCM possui.

Como acontece sempre com inscriçoes e coisas do tipo, tenho uma quantidade considerável de papéis pra preencher e entregar em diferentes lugares no processo da matrícula. Por sinal, a matrícula só será feita daqui a 2 semanas, o que me causa um pouco de estranhamento.

É meio bizarro frequentar 2 semanas de aulas sem estar matriculado, mas há uma grande vantagem nisso porque se nao gosto de alguma das matérias que escolhi, posso escolher outra e trocar facilmente até o último dia do mês de outubro. Ou seja, tenho umas 2 a 3 semanas para conhecer as disciplinas e os professores e ver se vale a pena fazer as que escolhi quando me inscrevi pro intercâmbio.

Pela regras, posso fazer praticamente qualquer disciplina de qualquer curso da Complutense, desde que nao haja conflitos de horário. Mas acho que vou ficar com as que já selecionei, afinal me deu trabalho fazer isso e eu gosto da minha grade atual (deixando quinta e sexta livres pra viajar, estudar e fazer os trabalhos). Também quero ter aulas de comunicaçao em outro país tanto pra complementar minha formaçao, quanto pra saber se as aulas serao a mesma enrolaçao superficial que tive no Brasil. E, se forem, tenho tempo pra trocar e escolher outras. Opçao é o que nao falta e quase todas as faculdades da Universidade se encontram na Cidade Universitária onde vou ter aula.

Durante a reuniao, descobri que a matrícula gratuita a que tenho direito nao cobre os 30 euros de taxas administrativas. Pouco, mas pra quem está acostumado a nao pagar absolutamente nada é meio bizarro, ainda mais que a facul aqui também é pública.

Enfim, nao vou negar que me deu aquele orgulho quando me vi sentado numa sala com alunos de muitos outros países, vendo uma apresentaçao sobre tudo que a Universidade oferece e tentando entender como as coisas funcionam por aqui. Nao conseguia parar de pensar: Eu consegui! E isso me deixa muito feliz.

Foto: Rectorado de la Universidad Complutense de Madrid.

3 comentários:

Unknown disse...

Oiii!!!
Venho aqui sempre q posso, para ver como está sendo seus dias, e para que saiba que mesmo você estando longe, beeeeeeem longe, eu to aqui te apoiando e torcendo por ti.E você sabe por que???Porque eu te amoooooooo!!!
Beijão amigo.
E boa sorte para achar uma moradia.

Marcela Catlen disse...

pode parecer meio estranho dizer isso pra alguém que você, teoricamente, "não conhece", mas cara, eu tenho tanto orgulho de você. *.*

Unknown disse...

Ahhhhhhhh.....
Tá sentindo orgulho de vc mesmo?? Pois é meu bem..É prá sentir mesmo.
Tá por fora ficar estressado e desanimado por causa de besteirinhas.
Depois, 11 noites sem dormir num lugar confortável, nem é tanto..
Fala sério!!!!
FAZ PARTE!!
Curta sem estresse!