quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Haciendo compras


Ir ao supermercado em um país estrangeiro pode ser bastante divertido. E cansativo também.

Sábado à tarde, depois de arrumar todas as minhas roupas no armário e limpar meu novo quarto, fui caminhando até o Carrefour mais próximo, que fica a 1 estaçao de metrô - uns 15 minutos andando.

A novidade começa logo na entrada. Além dos carrinhos já conhecidos, existem outros de menor tamanho, semelhantes às caixas azuis com alça, mas com rodinhas e uma alça mais comprida pra que você nao precise fazer o esforço de carregá-la.

Há que se agradecer à globalizaçao, que permite encontrar produtos que você conhece no seu país em qualquer lugar do mundo. O problema é que o número desses produtos aqui é bem reduzido. Acabei tendo que arriscar algumas marcas desconhecidas e, risco por risco, fiquei com as mais baratas.

A primeira dificuldade é encontrar os produtos que você procura. A disposiçao de tudo no supermercado é um pouco diferente. Claro que as carnes ficam juntas, assim como as frutas e tudo o mais. (Falando em frutas, aqui você escolhe o que quer e precisa pesar numa maquininha para etiquetar a embalagem com o preço, porque nos caixas eles nao fazem isso. Em grandes supermercados, existe um balcaozinho com uma fila e um empregado para fazê-lo. Perda de tempo, na minha opiniao, já que no caixa você vai ter que pegar outra fila - e ainda maior)

O agrupamento é diferente e segue regras específicas às quais os espanhóis estao acostumados - nao eu. A manteiga eu simplesmente nao encontrei, já que nao estava próxima dos paes (onde estavam, por exemplo, queijos e requeijoes). Acabei pegando uma espécie de queijo pra passar no pao que nao era caro e onde na embalagem sequer dizia do que se tratava. Pensei: bom, se está junto com os requeijoes e perto do pao, deve ser comível. Dei sorte.

Outro ponto é que está tudo em uma língua diferente e algumas coisas têm nomes muitos distintos do português. Melancia, por exemplo, se chama "Sandia".
A soluçao para achar o que procurava foi andar por todos os corredores buscando com os olhos o que seria útil.

Pra quem ganha em euros, as coisas sao relativamente baratas. Proporcionalmente, é tudo mais barato ou na mesma faixa de preço que no Brasil. Só algumas frutas saem caro, assim como alguns produtos bem específicos.

O problema é se na sua conta está tudo em reais. Isso faz com que um shampoo de 3 euros saia por 9 reais. E um pacote de pao integral de 1 euro saia por 3 reais.

A vantagem é que algumas coisas vêm em embalagens gigantes. Aqui nao existe embalagem pequena. Os achocolatados vêm em potes de 900g (ou em sachês individuais), enquanto os sucos você pode comprar até 4 litros em embalagem "mega-econômica". Preferi comprar a de 1 litro primeiro pra saber se o gosto era bom...

No fim, comprei algumas maças, bananas e pêras, que sao as frutas mais baratas.
Nesquik (sim, aqui ainda vendem de chocolate também. Além disso, levei muito tempo pra encontrar os achocolatados e dentre eles nao encontrei Nescau. E com a embalagem gigante deve durar até meu último dia em Madrid).

Cereal matinal, que custa menos e ajuda a variar a dieta pao/leite no café da manha.

Shampoo e condicionador (porque nao trouxe do Brasil e me arrependo disso por ter me custado quase 10 reais - aqui nao tem Seda e a única marca que eu conhecia e nao custava tanto era Fructis).

Alguns potinhos de Iogurte (1 euro embalagem com 4).

2 varas de pao.

1 mortadela (prefiro as que vendem no Brasil. O gosto é melhor e parecem menos gordurosas).

1 pacote de pao integral.

1 litro de suco de maça (muito ruim, mas que já foi consumido).

2 pizzas pra 2 dias de almoço.

Gelatina pra sobremesa.

2 litros de leite.


Isso me custou "apenas" 32 euros. Mais de 90 reais.
Mas pelo menos por enquanto eu tenho comida na geladeira.

=)

5 comentários:

Unknown disse...

porra, vc tá na zoropa. aproveita pra experimentar coisas novas, em todos os sentidos...hehehe.

Lara disse...

Porra!
Só você não sabia que sandía era Melancia !
kkkkkk

Posta nessa porra que eu adoro ficar lendo e me imaginado aí ano que vem !


Bjo nenein

Marcela Catlen disse...

Fernanda tem algum distúrbio, só pode.

tipo, eu, quando era criança, chamava melancia de "sancia", hohohoh. bem parecido.

ah, e na hora das compras, tente não converter os valores ou você vai enlouquecer.

minha mãe tem uma amiga que até hoje não se conforma de ter pago três euros (quase 10 reais) num coca cola. :D

Unknown disse...

Carrinho cheio em???????hehehe
N sabia q aí tinha Carrefour não.

Bearantes disse...

Fiilho varie seu cardapio: experimente o jamón, lomo e chorizos, que sao bons pra caralhoo e queijos espertos e baratinhos...! o queijo brie custa um eu-rooo, alegria!

E o nescau da nestlé aqui se chama cola-cao! E vende no boteco em garrafinhas de vidro, quente ou frio!