quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Brasil? Agora nao.


A maioria das pessoas já souberam através de e-mail ou orkut, mas vou deixar registrado aqui pois me poupa o trabalho de ficar repetindo. E também porque faz parte do que eu pensei pro blog registrar o meu dia a dia aqui.

Tá decidido: eu nao volto pro Brasil em março.

Foi uma decisao consciente, que comecei a avaliar já há muitos meses, praticamente desde quando cheguei e vi o quanto era agradável viver aqui. Pesei todos os fatores, as dificuldades, as vantagens e as possibilidades.

O que mais pesava contra era a grana, claro. Afinal nao é nada fácil pagar aluguel, transporte e comida, em euro, tendo guardado o dinheiro em reais.

Mas numa cidade com tanta vida noturna - e tantos imigrantes ilegais trabalhando - eu resolvi apostar que no final conseguiria alguma coisa pra pelo menos me manter durante esses meses. E, na melhor das hipótesis, ganhar dinheiro suficiente pra viajar mais um pouco e comprar algumas coisas que valem a pena.

A favor, o fato de continuar vivendo na europa (o que é muito bom), a vontade de aproveitar o verao espanhol (já que só vi frio desde que cheguei), a possibilidade de viajar pras cidades que quero conhecer mas que ainda nao pude ir (Roma, Veneza, Amsterda e Londres, entre outras) e a vantagem de continuar aperfeiçoando o espanhol (que ainda tem muito que melhorar apesar de muita gente dizer que eu tou falando super bem pra quem chegou há 4 meses).

Enfim, acho que vai valer a pena ralar um pouco e aguentar a saudade por mais alguns meses. É uma nova experiência - novos grupos sociais, novos lugares de rotina e novas descobertas.

Só nao defini ainda a data de volta. Preciso pensar mais um pouco e esperar pra ver como as coisas vao sair nas próximas semanas antes de mudar a data da passagem.

Pra me adequar melhor, mudei de ap pra um sensivelmente mais barato. E, como ficou claro num post anterior, comecei a procurar trabalho - e parece que pelo menos algum dinheiro vai dar pra conseguir, mesmo que nao seja nada muito garantido.

A burocracia e os gastos desanimam um pouco, mas nada que tire o brilho nos olhos de pensar em tudo fantástico que, com toda certeza, em breve eu vou poder conhecer.

Nenhum comentário: