sexta-feira, 8 de maio de 2009

Tengo una corazonada


Os madrileños têm um pressentimento: o de que serao a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Madrid, finalista da disputa por 2012, terminou atrás de Paris e Londres. Mas nao desistiu de sediar uma Olimpíada.

E, mais uma vez, a cidade se apresenta como possível sede, dessa vez pra 2016, disputando com Rio, Tokyo e Chicago.


No sábado, uma Comissao do Comitê Olímpico Internacional chegou à cidade pra conhecer de perto a proposta e visitar as futuras (e muitas já prontas) instalaçoes.




Por causa de ilustre visita, a campanha publicitária pelos Jogos, que já podia ser vista ocasionalmente em cartazes e reportagens, ganhou ainda mais força: a cidade literalmente se vestiu de "Madrid 2016".




Por toda parte foram espalhados cartazes com a logomarca da candidatura e a simpática frase que tenta antecipar a decisao do COI.



Até mesmo os monumentos e cartoes postais entraram no clima e a Plaza de Cibeles, por exemplo, ganhou bandeiras e cartazes em espanhol, inglês e francês.



Os jornais também aderiram. Claro, com a típica modéstia espanhola. E na TV do metrô, a visita foi acompanhada quase em tempo real.



O investimento do governo pros jogos é alto. Já existe, por exemplo, uma estaçao de metrô chamada Estádio Olímpico (antes mesmo de que esse seja construído). O rio manzanares está em obras de revitalizaçao, o metrô segue em contínua expansao e mais de 70% das instalaçoes esportivas já estao prontas. A mais nova jóia da coroa é a Caja Mágica, um complexo ultra moderno que a partir de hoje sedia o Aberto de Tênis de Madrid.


Mas mesmo com tudo isso, e por mais que eu tenha aprendido a amar essa cidade, meu coraçao brasileiro torce mesmo é pelo Rio de Janeiro.






Nenhum comentário: