terça-feira, 26 de maio de 2009

Couch Surfing


CouchSurfing é um site na internet onde as pessoas buscam e oferecem hospedagem gratuita em todo o mundo. O nome significa, literalmente, "surfando no sofá".

Para participar, basta fazer um perfil gratuito na página do projeto, colocar fotos, lugares onde você já esteve e/ou pretende ir e começar a interagir com os outros usuários.

Pra aumentar a segurança, todos os e-mails trocados sao gravados num arquivo do próprio site, além de existir uma ferramenta pra avaliar se a experiência de hospedagem foi boa ou nao com cada um. Isso permite saber, por exemplo, em quantos lugares cada pessoa foi usando o CouchSurfing e como foi a relaçao dela com o possível hóspede ou anfitriao.



Eu entrei no CS com a mentalidade de todo brasileiro: achar hospedagem gratuita para as próximas viagens e negar toda e qualquer proposta de desconhecidos para ficar na minha casa.

Mas acabei me rendendo à filosofia do "faça o bem se você espera o bem", e minha primeira experiência acabou sendo a de receber hóspedes.

Duas alemas me mandaram um e-mail através do Couch pedindo alojamento lá em casa durante os dias em que estariam em Madrid. Aceitei com certo receio, mas a experiência valeu muito a pena.

Claro que o fato delas terem sido roubadas no metrô logo que chegaram e eu as acompanhar até a delegacia tornou a situaçao toda muito mais segura pra mim. Mas a verdade é que foi bem legal conhecer gente nova, de outro país, trocar idéia e as ter acompanhado por alguns lugares de Madrid.


De quebra, pratiquei inglês e ainda ganhei um presentinho direto de Hamburgo, cidade natal da Larissa (e onde a Vicky cresceu tb), além de um jantar, 2 novas amigas lindas e muito simpáticas e convite pra conhecer a fria cidade no norte da Alemanha.


Nenhum comentário: