quarta-feira, 6 de maio de 2009

Na primavera, a neve vem das flores


Nos meus 18 anos de vida em Salvador eu só conheci 2 estaçoes: verao, com sol e muito calor; e inverno, com chuva e "frio".

Foi em Sao Paulo que eu descobri que nem sempre a relaçao sol-calor era verdadeira: a estaçao das chuvas é no verao, e no inverno sao comuns os dias de céu (cinza, ops) "azul" e um frio de lascar.

Mas foi só em Madrid que eu descobri que o ano, realmente, tem 4 estaçoes.

Cheguei no começo do outono, acompanhei as ruas cheias de folhas, as copas da árvores amareladas e a reduçao gradual da claridade. Depois veio o inverno com muito frio, neve e dias super curtos. E agora chegou a primavera, com ruas entupidas de flores, dias longos e ensolarados e temperatura amena.


E junto com a primavera, o processo de polinizaçao. Eu nao tinha a menor idéia de como isso era intenso aqui, até que na segunda-feira saí da faculdade e encontrei o gramado atrás do edifício principal completamente coberto de branco.


E o mais divertido foi ver os "flocos" de pólen voando em grandes quantidades, como se realmente estivesse nevando.
Mais uma dessas experiências simples e inesquecíveis que só uma viagem proporciona.
Agora todas as áreas verdes estao assim, cheias de pólen, em maior ou menor intensidade.

Com a diferença de que ninguém mais passa frio. E coberta de flores a cidade está muito mais bonita.

Um comentário:

Bearantes disse...

ah, eu tambem entrei em contato com a polinizaçao...

me rendeu uma rinite alérgica q nem te conto...! hauhauhuhaa