segunda-feira, 4 de maio de 2009

Por uma via na Gran Vía


Dia 01 de maio aqui é feriado, como no Brasil.

Mas no caso de Madrid, a data será sempre um feriadao, independente de cair numa sexta ou na segunda. Isso porque 02 de Maio também é feriado por aqui. É o dia em que os madrileños comemoram a batalha de 1808 contra as tropas napoleônicas instaladas por toda a península Ibérica.


A data é tao importante que se transformou no "Día de la Comunidad de Madrid". No Palácio Real, por exemplo, há uma placa aos heróis da data, enquanto no Paseo del Prado há um monumento a essas mesmas figuras nacionais.





A data também é lembrada em Puerta del Sol, a praça no coraçao de Madrid onde se desenrolou a sangrenta batalha.


No sábado, aproveitando o feriadao e o bom tempo, um grupo consideravelmente grande de pessoas parou o trânsito por algumas horas na Gran Vía, protestando contra a falta de uma infra-estrutura dedicada às bicicletas na cidade.

Em relaçao a outras capitais européias, realmente Madrid deve muito nesse aspecto, já que andar de bicicleta aqui só é seguro em parques ou em algumas ciclovias, que na prática nao favorecem o uso da bicicleta como meio de transporte, pois excluem de sua cobertura todo o centro e as principais avenidas da cidade.

E apesar do pequeno caos provocado no trânsito, nao vi muita gente reclamando. Afinal é primavera. E pedalar no bonito centro de Madrid é uma idéia que merece todo o apoio do mundo.

Nenhum comentário: