sexta-feira, 29 de maio de 2009

Biblioteca Nacional y Plaza de Colón


Quarta eu reservei algumas horas pra dar uma volta e conhecer lugares de Madrid onde nunca estive ou nunca tirei fotos.

A escolha do dia foi a regiao do bairro de Salamanca, uma antiga área abandonada que se converteu em setor aristocrático - e agora nobre - da cidade.

Desci do ônibus na Plaza de Cibeles e caminhei pelo passeio de Recoletos até a Bilbioteca Nacional.
É um prédio super bonito, além de conter o maior acerco bilbiotecário público da Espanha.


Na escadaria principal, diversas estátuas de pensadores e artistas espanhóis guiam o caminho do visitante até a porta principal.


Infelizmente a visita ao interior da bilbioteca só acontece uma vez por semana, o que acabou impedindo que eu a conhecesse por dentro.


Mas na parte inferior do edifício há um interessante museu com alguns registros de livros antigos, história dos primeiros livros espanhóis e uma linha do tempo com os principais acontecimentos relacionados à imprenta e às letras em todo o mundo.

Havia também uma pequena exposiçao musical, dedicada ao mestro espanhol Ruperto Chapí, e alguns objetos audiovisuais.

Ao lado da Biblioteca Nacional está a Plaza de Colón. Estive ali em outubro, no Día de la Hispanidad, quando acompanhei o desfile militar pelo Paseo de la Castellana. Mas como estava muito cheio, nem cheguei a visitar a praça.

Nela, há um teatro na parte subterrânea, uma estátua de Cristóvao Colombo e uma gigantesca bandeira da Espanha.


E, um pouco mais atrás, há os Jardines del Descubrimiento, um monumento em homenagem (!?) ao "descobrimento" da América.

Nenhum comentário: