segunda-feira, 18 de maio de 2009

San Isidro


Dia 15 de maio é dia de San Isidro, o padroeiro de Madrid.

E num país católico como a Espanha, é claro que a festa nao ia passar em branco. Nao só é feriado (mais um), como os madrileños promovem uma grande comemoraçao em toda a cidade.

Feiras, shows, espetáculos, atividades para crianças. Tinha de tudo e pra todos os gostos.

Na sexta, acompanhei um pouco da tradicional procissao pelo centro da cidade.
Esperei na Plaza Mayor pela chegada das imagens, incluindo a de San Isidro, que vieram devidamente acompanhadas por pessoas com roupas típicas e 2 pequenas bandinhas.



Como já é de praxe, nao era lá muito empolgante. Mas eu já me acostumei com a idéia de que os espanhóis nao sabem fazer festas, entao agora me concentro em registrar o momento e tentar entender a tradiçao. É bem menos decepcionante. =P

No sábado foi bem melhor. Em um mega palco armado na mesma Plaza Mayor, conhecidos atores e músicos espanhóis representaram uma Zarzuela, que é uma espécie de musical típico da Espanha. O nome escolhido foi "Cien puñaos de rosas", e era uma homenagem a Ruperto Chapí, um conhecido autor desse tipo de espetáculo teatral.


Foram quase duas horas de peça, com vários números musicais bem divertidos, algumas risadas e um bonito final com El Cigano, um famoso cantor flamenco. E, graças a esse belo show, que começou ao entardecer, com o magnífico cenário da maior praça da cidade, eu posso afirmar que a festa de San Isidro valeu muito a pena.

Nenhum comentário: