terça-feira, 24 de março de 2009

Rodin y Vlaminck en la Caixa Forum


Na quarta passada, véspera de feriadao aqui, eu fui em mais um dos muitos espaços artísticos de Madrid: Caixa Forum.

É, o "Caixa" se escreve assim mesmo porque, se nao me engano, o banco é catalao - e portanto o nome também.

A localizaçao também é ótima: quase em frente ao Museo del Prado, perto do Reina Sofía e a 1 quadra da estaçao de metrô Atocha. Fácil de chegar. E o melhor: totalmente gratuito.

Além de muitos andares, o prédio conta com um jardim vertical em uma das paredes externas que chama atençao de qualquer viandante.



E as atuais exposiçoes mereciam mesmo uma visita.




A mais destacada se chama "Rodin en la calle", e é uma mostra de esculturas do famoso autor de "O Pensador", expostas na calçada em frente ao prédio, pra qualquer um que queira "perder" alguns minutos com a riqueza de detalhes e a expressividade de cada obra.






A outra, num andar interno, é dedicada a Vlaminck, um dos pintores mais conhecidos do que se chama "Fauvismo" (um dos "movimentos" artísticos contemporâneos que se destacava pela utilizaçao de muitas cores, sobretudo as mais fortes).



Passei um bom tempo analisando os quadros e lendo os textos da exposiçao. Fiquei feliz de entender bem o contexto e reconhecer nas pinturas as características fauvistas que eu tinha estudado na minha matéria de Movimientos Artísticos Contemporáneos. Inclusive alguns quadros até me soaram familiares.

Nao virei nenhum especialista, claro, mas hoje tenho muito mais noçao de arte do que tinha antes de vir. E era essa mesma a idéia de cursar a disciplina.

Conhecimento nunca é demais, afinal.

Nenhum comentário: