quinta-feira, 26 de março de 2009

El metro que todos quisieran tener


"O metrô que todos quiseram ter, vive em Madrid".

Esse é o slogan de uma das campanhas do Metro de Madrid, divulgada entre o final do ano passado e o comecinho desse ano.


A afirmaçao é um tanto presunçosa, principalmente levando em conta que o metrô de Londres tem uma rede mais extensa, e o de Viena é impecavelmente limpo.

Mas, comparando com a rede de qualquer cidade brasileira (das poucas que tem), o metrô daqui é de dar inveja.

Sao 12 linhas, sendo que 11 passam pela cidade e 1 circula apenas nas cidades suburbanas ao sul da capital. Tem ainda um ramal, que funciona apenas entre 2 estaçoes de linhas diferentes (Ópera e Príncipe Pío). Cada linha é identificada por um número e uma cor. E por muitas estaçoes passa mais de uma linha.

Na estaçao Casa de Campo, a mais próxima da minha casa, passam as linhas 5 e 10, por exemplo.

No total, sao mais de 300 estaçoes na área metropolitana, sendo que parte considerável está dentro dos limites da cidade de Madrid.

Ou seja, se deslocar dentro da cidade é muito fácil. E ir e vir de cidades vizinhas também.

No centro, as estaçoes estao tao próximas que às vezes é melhor caminhar de uma à outra do que pegar o metrô e fazer a troca de linha.

Além das cores, faz parte do sistema de identificaçao visual o losango vermelho com a palavra "metro" escrita em branco, num retângulo azul. Logo abaixo costuma vir o nome da estaçao correspondente.





Acima das entradas, sempre há uma placa com o nome da estaçao e do acesso (porque a maioria das estaçoes têm mais de uma entrada/saída), o que permite sair da estaçao pelo lado certo apenas ficando atento às placas informativas distribuídas desde a plataforma. Permite também marcar de encontrar a galera na saída exata, em vez de ter que ficar procurando.

Abaixo desse nome, sempre existe a informaçao de quais linhas servem àquela estaçao.

Nas plataformas, uma placa eletrônica informa quanto tempo leva pra chegar o próximo trem. Nem sempre funciona bem, mas em geral o tempo aproximado é confiável.



E também na plataforma existem placas com as estaçoes seguintes e as respectivas correspondências - sejam outras linhas de metrô ou cercanías Renfe, que sao os trens urbanos.


Os trens sao bem variados.

Em algumas linhas, circulam só trens novos. Eles têm portas com um botao que você deve apertar caso queira entrar ou sair, além dos vagoes estarem todos interligados, o que permite percorrer todo o trem em busca de um lugar pra sentar. Em alguns funcionam tvs, que transmitem uma programaçao interna, presente também nas estaçoes.




Outros trens, em vez do botao, possuem manivelas mecânicas mesmo. E, claro, há muitos trens em modelos antigos, parecidos com os de Sao Paulo. O bom é que aos poucos estao sendo substituídos e os modelos novos já sao maioria.

A peculiaridade de Madrid é que aqui todos os vagoes possuem cadeiras com o recosto encostado na janela, de maneira que você sempre se senta de frente pra quem está do outro lado.

As estaçoes, quase todas, tem cara de novas. Constantemente estao sendo reformadas e remodeladas, até porque muitas sao antigas.

O que incomoda sao as obras, já que nessas estaçoes a plataforma fica muito estreita e o acesso é meio confuso.

O grande defeito do metrô de Madrid mesmo sao as trocas de linha. Em alguns casos é quase surreal o percurso a percorrer pra ir de uma linha a outra. Exemplo: em Plaza de España, é preciso subir 1 escada a pé, 2 escadas rolantes, cruzar um pátio e descer uma outra escada escada pra ir da linha 10 à linha 3. E esse é só um dos exemplos.

Outro problema é o tempo que o metrô leva parado nas estaçoes, ou, pior, entre elas, no meio do túnel. Nao sei a explicaçao, mas quando há pressa é bem irritante.
Mas claro, nada que tire o mérito de um metrô com uma ótima rede, um bom serviço, preço acessível e limpo, além de muito seguro (com excessao dos carteiristas).

Um comentário:

Bearantes disse...

cof cof, desculpa, mas o metro de Barcelona, além de proporcional à cidade fica aberto até as 2h na sexta e a noite toda no sabado. é muito mais legal!