quinta-feira, 13 de novembro de 2008

El Parque del Retiro


Decidi visitar as atraçoes que faltam pra terminar de conhecer a cidade nos fins de semana com tempo bom, quando tenho tempo livre pra isso e o clima é favorável. Abro o guia, escolho um lugar pra ir, coloco a máquina fotográfica na mochila e saio em "missao de reconhecimento".

Assim, no sábado à tarde fui pela primeira vez ao Parque del Retiro. Na verdade é uma vergonha que eu nao tenha ido a uma das principais atraçoes da cidade antes. Mas, como recompensa pela demora, o dia foi ensolarado e pouco frio.

E o parque é espetacular.

Comecei pela entrada que fica do outro lado da Puerta de Alcalá, e que é a entrada principal, perto da Plaza de Cibeles.

Um portao imponente recebe os visitantes e se abre em um corredor arborizado com bonitas flores amarelas no canteiro central.



Caminhando se chega a uma pequena praça com uma estátua, e com acesso a mais um corredor arborizado que leva à bonita lagoa onde fica o Monumento a Alfonso XII, que é espetacular. Colunas romanas dos dois lados, o lago à frente e um grande marco no centro, cercado de estátuas de leoes, sereias e soldados.



Mais pra dentro do parque está o imponente Palacio de Velazquez, fechado ao público mas com pinturas do autor na fachada externa.
E perto dele o Palacio de Cristal, que é fantástico. Lembra inclusive um que tem em Curitiba, que eu nao conheço pessoalmente. É muito legal caminhar pelo chao branco com as paredes e o teto de cristal deixando o sol entrar e formando reflexos por todos os lados.


E, como se nao fosse o suficiente, ainda tem um corredor de estátuas e um Rosaledo, que nada mais é do que um jardim cheio de rosas de várias cores, com duas pequenas fontes ornamentadas.



Por todos os lados do parque, muitas árvores, flores e muita gente. Dá pra entender fácil porque é o lugar preferido os madrileños...

Um comentário:

Unknown disse...

Q lindooooooooooo!!

Essa sua vida de turista é tudo de bom!

Beijos