terça-feira, 14 de abril de 2009

Semana (da) Santa (Igreja)


No feriadao da Semana Santa, que aqui começa na quinta e só acaba na segunda-feira (sei lá por quê), aproveitei a presença da Paty aqui pra aumentar meu conhecimento turístico da cidade.

A Paty é uma colega ecana que faz RP e tá de intercâmbio em Barcelona. Ela aproveitou o feriadao pra conhecer Madrid e algumas outras cidades, e ficou hospedada lá em casa.

Com isso, me transformei em guia turístico por alguns dias e, além de fotografar atraçoes que eu já conhecia, conheci novos lugares e, por dentro, as duas igrejas mais importantes de Madrid.

A Catedral de la Almudena é a maior da cidade. Fica ao lado do Palácio Real e é lá que a família Real espanhola se casa.
Eu já tinha entrado na catedral e na cripta, que também é muito bonita, mas foi a primeira vez que vi a igreja cheia e iluminada por dentro.
Em dias comuns, as luzes internas ficam apagadas e a beleza da construçao se perde na escuridao.

Acabamos chegando no meio da missa, com direito a coral e lotaçao esgotada.
Valeu muito a pena, porque é realmente deslumbrante.



Dali, descendo a Calle Bailen, se chega à Basílica de San Francisco El Grande.
É um dos relevos mais destacados da parte "alta" de Madrid, principalmente pela cúpula gigante.


Também já tinha estado ali, mas geralmente está fechada e foi preciso esperar até esse fim de semana pra finalmente entrar e ficar de boa aberta com a mejestuosidade do interior.
Quem vê a parte de fora nem sequer imagina o que as paredes amareladas e sóbrias escondem. O único problema é que as fotos no interior sao proibidas. Mas como bom brasileiro, é óbvio que eu dei um jeitinho de registrar algumas imagens.


E assim, mesmo nao sendo lá muito religioso, acabei frequentando a Igreja justo na Semana Santa. Mesmo que tenha sido muito mais por uma questao turística.

Nenhum comentário: