quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cena internacional


No sábado passado, meus amigos do albergue marcaram uma espécie de jantar internacional.

A idéia era cada um fazer algum prato típico de seu próprio país ou cidade, e assim todos poderiam aproveitar um super jantar com comidas variadas e ainda teríamos um motivo a mais para nos juntarmos.



Como eu nao cozinho nenhuma comida típica brasileira, meu prato foi o Dogao made in Sao Paulo, um daqueles com purê de batata, batata frita e queijo, amassado na chapa pra permitir colocar na boca. Ficou gostoso, apesar de terem faltado ingredientes e de ter sido servido meio frio graças à minha inexperiência. =P

Do resto do pessoal vieram pratos muito gostosos:

- Pao com salsicha alema e chucrute;

- Pasta de chocolate suíço com morango;

- Sorvete;

- Salada;

E, pra minha surpresa o Thomas, anfitriao da ceia, comprou uma garrafa de Guaraná, produto que ele conheceu quando foi ao Rio no Carnaval (e o leque de papel promocional é testemunha da folia).

Já tava com tanta saudade de beber Guaraná que bebi um copo inteiro de um gole só.



No fim das contas, foi um jantar super gostoso e variado na companhia de pessoas muito queridas, onde obviamente nao faltou o brinde "à nossa amizade".

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A "minha" balada


De tanto eu encher o saco da galera pra irem na Reina Bruja, a balada onde eu trabalho, eles acabaram adotando a expressao "balada do Bernardo" pra se referir à discoteca.
Bom, nao dá pra achar ruim. Afinal tudo que um promoter pode querer é que os amigos associem a balada onde ele precisa levar as pessoas ao seu próprio nome.
Vou aproveitar o post pra falar um pouco mais da discoteca em si, já que até agora tinha ficado restrito aos percalços do trabalho pra levar as pessoas até lá.
A Reina Bruja tem uma planta de 700 metros quadrados. A decoraçao é feita com espelhos e painéis de led que mudam de cor o tempo todo, criando várias combinaçoes, inclusive nos banheiros. Além disso, sao 4 bares distribuídos ao longo do espaço, que é mais comprido que largo, e um palco bem no centro, do lado oposto à mesa dos DJs, e cercado por 2 palquinhos onde dançam stripers e gogoboys.
Nesse sábado rolou uma festa com um DJ de Ibiza, e minha "equipe de trabalho" foi convocada mais uma vez a comparecer e me ajudar na contagem.
Depois de muita incerteza e stress, pra variar, consegui bater a meta. E aí, como sempre acontece, aproveito a noite pra me divertir enquanto cumpro as 3 horas lá dentro.
Dessa vez, com uma turma toda brasileira, causamos um pouco, com direito a fotos com caras e bocas....
...pedido de foto pro gogoboy...
... e até dança em cima do palquinho.
E eu tenho que admitir que às vezes, quando por fim eu consigo bater a meta e nao resta nada mais que esperar lá dentro com os amigos, eu realmente adoro o meu trabalho.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Paella grátis


Quarta-feira rolou um evento ecológico aqui na Cidade Universitária.

Era uma espécie de feirinha com cartazes, livros e panfletos alertando pra necessidade de um consumo mais responsável e de açoes em defesa do meio ambiente e em favor da qualidade de vida.

A idéia do grupo de alunos organizador era bem legal. Mas o que me atraiu até o Complejo Deportivo Paraninfo Norte foi o cartaz de divulgaçao, que destacava uma "Paella ecológica grátis".

Como eu ainda nao tinha comido nenhuma paelha aqui na Espanha, muito menos gratuitamente, é óbvio que eu fui. Além de ser uma comida gostosa e diferente, é uma refeiçao diária economizada.



Depois de 2 horas na fila, debaixo de sol forte, consegui meu tupperware (presente deles, junto com a comida) e minha deliciosa porçao de paelha de frango.

Com isso, além da minha primeira paelha verdadeiramente espanhola, por causa do sol eu ganhei também um bronzeado vermelho que me lembrou os bons tempos de verao em Salvador.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

¡Hay que volar!


Low Cost é a melhor invençao do mundo.

Tem gente que pode até discordar, mas no momento o meu caso de amor com as companhias aéreas de baixo custo nao me permite negar isso.

Os vôos baratos pra Paris (45 euros i/v) e Lisboa (51 euros i/v) no ano passado foram minhas primeiras experiências de pagar realmente pouco por uma viagem de aviao. Na época, graças à EasyJet.

E com a vida de economia dos últimos meses, eu já nem esperava viajar pra muitos lugares. Só pra Itália, claro, que é o único dos destinos top 5 que ainda nao conheci. Dentro da Espanha, os planos eram viajar de ônibus mesmo, e pros poucos lugares que o dinheiro sobrando permitisse.

Mas tudo acaba de mudar.

Porque 2 promoçoes relâmpago da Ryanair me farao conhecer cidades que já estavam fora do roteiro, aqui na Espanha. E ir pra Itália por um preço absurdamente barato.

Primeiro foram trajetos a 2,50, na semana passada. Com isso, garanti o meu vôo pra Milao. Mas ainda faltava a volta...

Nessa semana, a promoçao do século: vôos por 1 euro. Sim, 1 euro, com todas as taxas aeroportuárias incluídas!

Com isso, além da viagem de volta da Itália (que nao foi por 1 euro, mas que tb saiu muito barata), acabo de programar mais duas viagens: Palma de Mallorca e Valencia.

E é claro que eu tou muito feliz por ter pago tao pouco e por poder ir a esses lugares. E mega empolgado também!

Abaixo coloco o roteiro e os preços inacreditáveis.

A Ryanair cobra 5 euros por trajeto se você compra num cartao de crédito que nao seja Visa Electron. Isso acaba encarecendo muito a passagem em relaçao ao preço promocional, o que é a maior sacanagem. Mas no caso de Palma, foi uma das meninas que moram comigo quem comprou. E por sorte ela tinha exatamente esse cartao. ;)

20/05 - Madrid - Valencia - 6,35 euros
21/05 - Valencia - Madrid - 6,35 euros

08/06 - Madrid - Palma de Mallorca - 1 euro
11/06 - Palma de Mallorca - Madrid - 1 euro

16/06 - Madrid - Milao - 7,50 euros
02/07 - Milao - Madrid - 15 euros

¡Arriba!

terça-feira, 21 de abril de 2009

Pizzas a 1 euro!


Sim! Isso existe!
E nao é uma brotinho minúscula que acaba em 2 bocadas.

Essa semana a telepizza, uma rede de pizzas espanhola ao estilo Pizza Hut, comemora seu vigésimo aniversário. E, como parte das açoes promocionais da festa, ofereceram ontem, dia 20/04, pizzas pequenas de 1 ingrediente pelo incrível valor de 1 euro (com limite de 2 pizzas por pessoa).

Claro que as filas eram quilométricas. Mas a espera valeu a pena.


Depois de 2h de fila numa fria noite madrileña, consegui por fim chegar ao caixa a tempo de aproveitar a promoçao. Infelizmente já nao tinham mais pizzas pequenas, e com isso a promoçao passou a ser uma pizza média por 2 euros, o que dava praticamente na mesma.





Voltei feliz pra casa com minha caixa debaixo do braço e saboreei, com toda a felicidade do mundo, uma pizza de presunto quentinha, saída do formo, pelo menor valor que já paguei na vida - e depois de 7 meses sem ter nem idéia do que era isso.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Do céu ao inferno em uma semana


A vida é mesmo uma caixa de surpresas. E, se é verdade que ela dá voltas, mais verdadeiro é o fato de que a hora de estar por baixo é sempre muito pior.

Na semana passada eu tive um dos melhores fins de semana desde que comecei a trabalhar. Consegui cumprir a meta 2 dias na Reina Bruja, e ainda levei gente na quarta (2 pessoas num dia absurdamente vazio) e na sexta (10 pessoas numa noite meia-boca por causa do feriado).

Além do bom resultado numérico, a presença do Jesus, que é o chefe principal dos promoters na entrada durante toda a semana só me ajudou. Ele me viu chegar pra trabalhar todos os dias em plano feriadao, com gente jovem e bonita, no perfil que a discoteca busca, e ainda com bons números. Foi o suficiente pra ganhar moral com a chefia e até mesmo umas bebidas, coisa que eu nunca esperei.

O cúmulo do tudo-dando-certo foi no sábado, quando depois de muitos imprevistos entraram 14 pessoas e a Mariana, uma amiga brasileira que conheci faz pouco tempo, se ofereceu pra sair e entrar de novo, pagando, desde que com isso ela recebesse 2 bebidas (a disco só dá 1). Eu completei a proposta com mais 2 e, pra melhorar, um dos seguranças amigo meu ainda ditou pro tiozinho responsável que eram 2 pessoas, e nao apenas 1.

E claro, o fato do cara arrogante que anota o número de pessoas pela lista nao ter ido nenhum dia ajudou muito no bom humor geral.

Chefes contentes e só sorrisos, 2 dias de meta batida em 1 semana, noite da balada cheia, bombando, e com um monte de pessoas divertidas...foi impossível nao sentir um pouco de "eu posso tudo".

Mas a realidade cobrou caro a ilusao. E nessa semana tudo, absolutamente tudo que poderia dar errado, deu. E nada de meta, em nenhum dia.

Com isso, só um milagre me faria conseguir a grana do mês - que inclusive nao foi paga ainda - na semana que vem. E enquanto a conta bancária diminue perigosamente rumo ao zero, aumenta minha vontade de viajar - e as chances de que isso nao seja possível.
Pra piorar, o tempo está horrível e faz mais de 1 semana que chove todos os dias; fiz uma entrevista frustrada porque nao posso trabalhar 8h/dia legalmente; e a minha vontade de voltar pro Brasil é cada vez menor à medida que se aproxima a data da viagem.
O domingo nao podia ser outro que nao deitado na cama o dia inteiro, entre um bom livro e um sono muito mal dormido.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Guia turístico


Com a presença da Paty aqui na Semana Santa, aproveitei pra me testar como guia turístico.

O legal foi descobrir que eu agora realmente conheço bem essa cidade. Os lugares mais linteressantes pra ir, as melhores formas de chegar lá e gastar o mínimo possível.

Foram dias cansativos, como sempre sao os roteiros turísticos, mas muito divertidos.

Além da boa companhia, ainda aproveitei pra tirar fotos novas e, como disse no post anterior, conhecer alguns cantos madrileños até entao desconhecidos.
Algumas alas e arredores do Museu do Prado, a entrada do Jardim Botânico e o monumento ao 2 de Maio, por exemplo.



Agora, sem hóspede, sinto falta da companhia de sempre nas refeiçoes. Principalmente no lanche da madrugada, costume adquirido com a Ju em Sao Paulo, e que aqui acabou virando rotina por causa do meu trabalho na discoteca e da agitada noite madrileña.

E ah, claro. Nao dá pra esquecer do lanche de sanduíche made in Museo del Jamón em plena Plaza Mayor lotada de gente. Sensacional!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Semana (da) Santa (Igreja)


No feriadao da Semana Santa, que aqui começa na quinta e só acaba na segunda-feira (sei lá por quê), aproveitei a presença da Paty aqui pra aumentar meu conhecimento turístico da cidade.

A Paty é uma colega ecana que faz RP e tá de intercâmbio em Barcelona. Ela aproveitou o feriadao pra conhecer Madrid e algumas outras cidades, e ficou hospedada lá em casa.

Com isso, me transformei em guia turístico por alguns dias e, além de fotografar atraçoes que eu já conhecia, conheci novos lugares e, por dentro, as duas igrejas mais importantes de Madrid.

A Catedral de la Almudena é a maior da cidade. Fica ao lado do Palácio Real e é lá que a família Real espanhola se casa.
Eu já tinha entrado na catedral e na cripta, que também é muito bonita, mas foi a primeira vez que vi a igreja cheia e iluminada por dentro.
Em dias comuns, as luzes internas ficam apagadas e a beleza da construçao se perde na escuridao.

Acabamos chegando no meio da missa, com direito a coral e lotaçao esgotada.
Valeu muito a pena, porque é realmente deslumbrante.



Dali, descendo a Calle Bailen, se chega à Basílica de San Francisco El Grande.
É um dos relevos mais destacados da parte "alta" de Madrid, principalmente pela cúpula gigante.


Também já tinha estado ali, mas geralmente está fechada e foi preciso esperar até esse fim de semana pra finalmente entrar e ficar de boa aberta com a mejestuosidade do interior.
Quem vê a parte de fora nem sequer imagina o que as paredes amareladas e sóbrias escondem. O único problema é que as fotos no interior sao proibidas. Mas como bom brasileiro, é óbvio que eu dei um jeitinho de registrar algumas imagens.


E assim, mesmo nao sendo lá muito religioso, acabei frequentando a Igreja justo na Semana Santa. Mesmo que tenha sido muito mais por uma questao turística.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Profissao Platéia


Na semana passada, buscando trabalho num dos sites na internet, achei uma oferta pra participar de um programa de TV, fazendo parte da platéia.



Liguei pra me inscrever e, pra minha surpresa, era um brasileiro do outro lado da linha. Me inscrevi no programa e na sexta participei das gravaçoes pela primeira vez.



Eles pagam 10 euros na gravaçao de 2 programas, e 13 na gravaçao de 3. Além do dinheiro, oferecem um sanduíche de pao (bocadillo), uma maça e água mineral. Pra participar, basta ligar um ou dois dias antes pro meu contato brasileiro e me inscrever na lista.

A funçao da platéia é participar de maneira ativa no programa. Tem musiquinha pra cantar no final e durante toda a gravaçao tem que ficar gritando e gesticulando bastante.

O programa é um concurso. Duas duplas, uma masculina e uma feminina, disputam provas valendo dinheiro. Ganha quem ficar com mais dinheiro no final.



Se chama Guerra de Sesos, e é um trocadilho entre "seso" (cérebro), e sexo, já que nao só a disputa é entre homens e mulheres, como todas as perguntam e provas estao relacionadas a masculinidade e feminilidade. E também porque a prova final é com uma máquina que mede o nível de atividade mental de cada pessoa, premiando quem consegue relaxar mais.

A apresentaçao é de Jesús Vázquez, um famoso apresentador espanhol.



E há um quadro de perguntas na rua com Almudena Cid, a ginasta mais famosa da Espanha, que participou em 4 Olimpíadas e agora tenta seguir carreira na TV. E é claro que ela faz várias piruetas no palco.



A gravaçao é bem divertida e a única parte cansativa é ter que gritar e gesticular tanto. Como é um programa diário, eles gravam de maneira rápida e raramente é necessário repetir alguma cena. Acaba ficando tudo no improviso. E com isso, a 1:30h de cada programa passa voando, ainda mais com o intervalo pra comer.

E o melhor é que no final, o dinheiro está garantido.

Se o pagamento fosse um pouco melhor, daria pra trabalhar só de platéia. Mas como nem tudo é perfeito, eu me contento com esses bicos e com a boa ajuda que esses trocados representam.

E nao é que a minha pindaíba internacional tá rendendo história?

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Flores, pra vocês!


A chegada da primavera transformou Madrid num imenso jardim.

Pode parecer exagero, mas a verdade é que foram plantadas flores em praticamente todos os espaços verdes da cidade. E nao sao poucos.



Rotatórias, jardins, praças, encostas. Agora por toda parte de vêem flores, sempre muito bem cuidadas.

Os pontos turísticos, entao, nem se fala.

É um espetáculo pros olhos e, por que nao, pro olfato. E dá gosto sair e ver o céu azul e as ruas com cara de primavera.



Agora eu quero que alguém me convença de que viver em Sao Paulo é sinônimo de qualidade de vida.

Sol e arte no Retiro



O Parque del Retiro continua sendo meu lugar preferido de Madrid. E minha visita semanal segue de pé, especialmente nos domingos.

Ontem eu fui com a Rea dar um passeio e aproveitar o dia incrível de sol. Pra nossa surpresa, o parque foi decorado com várias esculturas, que fazem parte de um projeto chamado "Universo Urbano".




Sao estátuas e instalaçoes, de aspecto infantil, em bronze ou coloridas, que estao fazendo a alegria dos turistas e, principalmente, das crianças.



Logo na entrada, um grande touro de pedra dá as boas vindas em estilo bem espanhol.




E o legal é que a novidade muda um pouco os ares do lugar e acaba evitando que a gente enjoe.




Mas a verdade é que o Retiro é grande e bonito o suficiente pra que cada semana seja uma experiência nova, agradável e diferente.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Eu só quero o chocolate


Domingo a Rea e o Thomas me convidaram pra sair de manha "cedo". Marcaram às 12h. Muito cedo pra quem sai à noite no sábado, afinal.



Fomos em uma espécie de padaria, perto do metrô Tribunal. É uma padaria francesa chamada "Le Pain del Quotidien", presente em vários países, e que a Rea conhece da Suiça.


Como boa casa francesa, o ambiente é bom, mas os pratos sao pequenos e caros. A cesta de pao custava 4,50 e um chá nao saía por menos que 2 euros.


Eu nao posso gastar com supérfluos, entao tomei meu café da manha reforçado em casa e fui pela companhia dos dois.


Dentro da "panadería", tem uma mesa central gigante onde as pessoas sentam e comem. Desconhecidos completos tomam café da manha como se fossem de uma mesma família. Achei muito legal o conceito de fazer uma padaria requintada e com esse tipo de diferencial.


Mas o melhor mesmo é que, ao pedir uma cesta de pao, além da variedade e dos sabores dos paes que vem dentro da cesta, eles oferecem gratuitamente um pote enorme de pasta de chocolate, e mais 2 potinhos de geléias bem generosos e gostosos.


Enquanto a gente batia papo e eles comiam, nao resisti, peguei um pires e comecei a comer a pasta de chocolate. Pura mesmo. Tava tao bom que no final devorei quase a metade do pote.


E nao me sinto culpado, afinal a padaria nao reaproveita os potes e eles iam jogar fora toda aquela preciosidade em forma de creme escuro.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Horario de Verano


Na madrugada de sábado pra domingo, começou em quase toda a Europa o horário de verao. Os países da UE + Suíça e Inglaterra adiantaram o relógio em 1 hora.

Com isso, meu fuso em relaçao ao Brasil passa a ser de 5 horas, a mesma coisa de quando eu cheguei.

Fica mais difícil pros horários baterem.

Mas quem é que vai achar ruim que o dia dure até às 8 e meia da noite em plena primavera?
Do jeito que a coisa vai, em alguns meses só vai escurecer lá pras 10 da noite. =P