sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Trabajos y trabajos...


Final de semestre é sempre uma loucura. E aqui em Madrid nao teria porque ser diferente.

Apesar de aqui eu me dedicar só aos estudos, a verdade é que com todas as viagens, posts no blog, fotos no flickr, recados no orkut e emails, sempre me sobrou pouco tempo livre desde que cheguei na cidade. Ainda mais porque minha carga horária de aulas é muito superior à que eu tinha no Brasil.

Como eu sabia que nao ia ser nada fácil terminar todos os trabalhos e ainda estudar pras provas de fevereiro, comecei a fazer os que eram individuais ainda no ano passado.

O de Narrativa Hipermedia era fácil: analisar a presença da interatividade em uma campanha publicitária. Totalmente dentro do meu campo de estudos / trabalho. Ou seja, tranquilo. O que nao significa simples, já que precisei fazer uma pesquisa, tabular, montar os gráficos e analisá-los, além de estruturar tudo e também estudar um pouco os conceitos teóricos para inseri-los. Ah, claro, e fazer tudo em espanhol.

No final, o trabalho bateu nas 25 páginas e a meu ver ficou bem completo. Entreguei na segunda mesmo à professora - que a princípio gostou muito - e agora é esperar pela nota (que inclui mais 2 trabalhos em grupo, também já apresentados).

Já o de Movimientos Artísticos Contemporáneos foi o mais complexo e difícil que fiz em todo o semestre. O desafio: escolher um movimento ou um artista entre os anos 80 e a atualidade, e fazer o trabalho em cima do tema escolhido.

Escolhi Adriana Varejao, uma artista brasileira, e relacionei sua obra - bastante crítica - com a cultura e a formaçao social do país. E também com o Barroco, que apesar de nao ser contemporâneo, influenciou no trabalho dela.

Como nunca estudei nada de arte antes, foi necessário fazer uma ampla pesquisa nao só a respeito da artista, mas também de todas as influências que ela sofreu, do movimento Barroco no Brasil e da cultura e sociedade brasileiras.

O que desmotiva é que o trabalho nao vale nada em si. É como eles chamam "pra subir nota", ou seja, pra ajudar na nota final que será conseguida através de uma prova - o trabalho deverá ser entregue no mesmo dia.

E fazer mais de 90 slides, caprichosamente, nao foi nada fácil. Mas tudo bem. Aprendi um monte de coisas, fiquei satisfeito com o resultado e ainda pude criticar o colonialismo europeu - na europa - de maneira direta e contundente. Pena que nao será apresentado em sala...

Deixo aqui os links pra caso alguém tenha interesse em baixar e ler. Fica também como prova de que, apesar de toda a diversao e das viagens, nunca deixei de lado meu principal objetivo ao vir pra cá.

Narrativa Hipermedia:
http://www.4shared.com/file/81940112/305f26/Trabajo_Narrativa_Hipermedia_Final.html?dirPwdVerified=48e69eb8

Movimientos Artísticos Contemporáneos:
http://www.4shared.com/file/81941772/ea5be377/Trabajo_MAC_final_5.html?dirPwdVerified=48e69eb8

Um comentário:

Unknown disse...

Acabou a folga das férias neh???
Essa semana ainda to de férias, menos da Defensoria q já to pegando no batente...

Amigo, coloquei as fts da viagem em meu album do Orkut...vai la dps...

Bjaum