segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Praga: bem-vindo à magia da Idade Média


Praga é a estrela do leste. Aclamada por todos como a cidade mais charmosa e incrível do leste europeu, é inevitável chegar na cidade sem as melhores expectativas.

A primeira impressao acabou sendo: nao é tudo isso que falam. Mas sem dúvida é uma cidade lindíssima e que merece a visita. Ainda mais se o visitante, como eu, adora história e se encanta facilmente com os milhares de registros medievais que enchem os olhos por toda parte.


A principal atraçao de Praga é o conjunto que engloba o antigo castelo. No alto da colina, a construçao medieval nos leva de volta no tempo.



Uma boa surpresa logo na chegada é a troca de guarda. Demos sorte de presenciar a cerimônia cheia de pompa, com direito a bandinha tocando e tudo. Muito legal!





Lá dentro, entre a gigantesca catedral gótica, umas das maiores e com o interior mais ricamente adornado...




...e as muitas antigas casas que abrigavam a corte...


...o palácio propriamente dito nao chama tanto a atençao, sóbrio e discreto como toda construçao medieval.


O mais legal é caminhar nas ruelas estreitas de pedra, cercadas de casas justapostas e coloridas, e viajar no agradável clima da cidade. Entrar nas apertadas casas e descobrir lojas de souvenirs e enormes coleçoes de armaduras também diverte muito.


A chegada ao castelo, por sí só já é uma atraçao. Pelas ladeiras coloridas e movimentadas, constantemente cheias de gente, se pode ter uma idéia da arquitetura do casco antigo...




....além de visitar algumas das milhares de igrejas da cidade.


Estas rivalizam com as Torres em número e presença. As construçoes medievais que antigamente protegiam a cidade estao por toda parte, como se tivessem saído de um livro de história.




Aos pés do castelo, o rio Vltava corta a cidade oferece bonitas vistas de ambas as margens, além de pontes com arquiteturas diferentes e cheias de história.



Na principal ponte, protegida por torres dos dois lados...



...dezenas de estátuas vigiam o caminho...


...e uma delas, em especial, convida o visitante a uma carícia que garanta a volta à cidade algum dia. Tradiçoes e costumes que dao charme ao lugar e sempre pedem uma foto.




Um pouco mais longe dali, o bonito Museu Nacional chama atençao no fim da famosa rua de compras.


Mais perto do rio está o Naródni, a antiga Ópera com detalhes dourados brilhando na extremidade superior.


No alto, também está uma muralha medieval protegendo a área que hoje abriga uma torre inspirada na Torre Eiffel.



E lá de cima a vista da cidade e do castelo compensam qualquer frio.


No centro de Praga, a praça mais famosa e tradicional.



Igrejas...


...um conjunto de estátuas...


...o tradicional mercado típico natalino com a árvore de Natal mais bonita da viagem...


...e duas torres medievais com vista panorâmica.


Encantador!


Isso sem falar do fantástico relógio. Construído na Idade Média, o aparelho marca ao mesmo tempo as horas, as estaçoes do ano e até os signos do zodíaco correspondentes. Parece mágico.


E, no final, a curiosidade de cruzar uma outra ponte e ir a um miradouro ainda nao visitado ofereceu a vista que faltava pra cidade me conquistar de vez.


Lá do alto, enquanto o rio se estendia rumo ao horizonte e a vista permitia admirar cada uma das pontes e antigas casinhas medievais contra o sol, eu entendi de uma vez por todas porque Praga é Praga.

Um comentário:

Rodrigo Zapico - Fotógrafo disse...

ok!
Além do texto fantasticamente saboroso, você conseguiu me dar maaaais vontade de ir pra PRAGA! Minha nossa! Se eu já soubesse que era assim tinha ido na sua mala! =]

Abração Bê!