segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Lisboa!


Na quinta à tarde, uma viagem portuguesa, com certeza!

Fui com o Francisco, mais um amigo "madrileño", a Lisboa. Ou, em bom português de Portugal, Lishhhboa!


Foi muito interessante estar fora do Brasil e, pela primeira vez, me sentir em casa. Nao me refiro ao clima ou à cidade (que por sinal, tem algumas semelhanças com nosso país), mas em especial à língua.


Apesar do forte sotaque português, que dificulta um pouco a compreensao pra quem nao está acostumado, era bastante relaxante nao ter que se preocupar muito em traduzir as palavras e os endereços. E, o melhor: em caso de qualquer dúvida, pedir informaçao era a coisa mais fácil do mundo.


Lisboa é uma cidade surpreendente. É pequena, tranquila e agradável. Tem uma culinária muito saborosa e pessoas em geral mais simpáticas que a média européia.

E, algo que eu gostei muito: a cidade nao é plana. Tem várias ladeiras e isso cria diversos pontos de onde se tem uma bela vista do Rio Tejo, que passa ao sul da capital, e das casas coloniais.




O centro histórico de Lisboa é a cara do pelourinho baiano. Ladeiras, casas coloridas pegadas umas às outras, cheias de janelas, e ruas estreitas de pedra. Muito agradável de caminhar. Ah, e no meio do casario, um elevador com vista panorâmica!


Sem falar na estátua de Pessoa, amigo quase íntimo.



Outra atraçao da cidade é o bairro de Belém. É onde está a Torre de Belém, de onde saíam as caravelas portuguesas em busca de novas terras pra se apropriar. Incluse, foi dali que saiu Cabral há 500 anos, para desgraçar o Brasil. Tudo bem, sem mágoas.


A Torre é bonita e do alto dá pra ver um enorme Mosteiro, que fica próximo, o encontro do rio com o Oceano Atlântico, e a Ponte 25 de Março - quase uma réplica da Golden Gate.


Nesse bairro está também outro ponto turístico lisboeta. O Padrao do Descobrimento foi um monumento erguido em homenagem ao pioneirismo marítimo português. Dizem que o terceiro homem, da esquerda pra direita de um dos lados da escultura, é Cabral.


Lá de cima, mais uma vista legal. Em especial da calçada em frente, um mosaico gigaaaaante com o mapa do mundo e os lugares e as datas onde os portugueses pisaram pela primeira vez.



Nesse bairro comi os famosos Pastéis de Belém. Uma delícia!



Ah, e cumprindo a tradiçao, pegamos os bondinhos elétricos que levam do centro até lá, incluindo o modelo antigo super divertido.


No extremo oposto da cidade, o bairro do Oriente. A parte moderna de Lisboa tem um mega shopping e prédios de luxo.

As atraçoes sao o Pavilhao Atlântico, o Parque das Naçoes, a Torre Vasco da Gama - que lembra uma caravela - e a Ponte Vasco da Gama, maior da Europa. Uma pena que o teleférico às margens do Tejo estava em manutençao, mas mesmo assim foi legal andar um pouco na beira do rio.


No centro, a Praça Marquês de Pombal, perto de onde ficamos, e o Parque Eduardo VII, um jardim ladeira acima que temporariamente abriga uma imensa árvore de Natal.




E, a principal atraçao da cidade: o Castelo de Sao Jorge.



No alto de uma colina, oferece uma vista panorâmica da cidade. Lindo! E o mais legal é que o castelo é mouro. Estrutura de pedra, com uma alta muralha por onde os visitantes caminhavam.



Mais uma aula de história ao vivo, como nao há melhor.

Outra coisa legal: muitas estaçoes de metrô na cidade sao ricamente enfeitadas com trechos de livros e frases de escritores, em geral portugueses.



Fechando as principais atraçoes da cidade, a Casa dos Bicos...


...e a catedral da Sé, que lembra muito a Notre-Dame.


Pra completar, a companhia do Diogo, um amigo ecano que vive em Lisboa e foi nosso guia pelas melhores atraçoes da cidade, sempre contando a história dos lugares e nos guiando ao que a capital portuguesa tem de melhor a oferecer.


Rever os amigos é sempre muito bom! E fora do país o espírito da visita é ainda mais divertido.

2 comentários:

Unknown disse...

Sobre o último texto, isso quer dizer que essa Casa do Bicos é bem suspeita né....auehuehuehue

Karen Sayuri Nagae disse...

OI Be!!!! que saudades de vc!!!
Meu, esse ano é a minha vez de deixar o brasil e vou precisar da sua ajuda já que vc fez um roteiro fantástico até aqui =)))

amo vc! se cuida!!
Ka