segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Barcelona! E enfim o Mediterrâneo.

A viagem desse fim de semana foi massa! Eu e o Eduardo saímos na quinta à noite e encaramos as 8 horas de busao na madrugada rumo à capital da Catalunha.

Barcelona! A cidade pra onde eu quase fui estudar e que só agora tive o prazer de conhecer.


Mesmo estando no mesmo país, Barcelona é tao diferente de Madrid que nao dá pra esquecer em nenhum momento que a Catalunha é uma regiao autônoma.

A começar pelo catalao, que na minha opiniao é uma mistura de castellano e francês (mais complicado de estender que o espanhol), tudo é diferente.



A cidade respira arte por todos os lados. Praças, prédios, monumentos. Tudo parece ser pensado pra manter a fama barcelonesa de cidade artística, sobre tudo modernista.

As obras de Gaudí valem a visita de qualquer um. Nao é à toa que ele é o queridinho por lá.


O Parc Güel é espetacular. Todo o projeto, cheio de curvas, detalhes e cores, é encantador. Parece uma cidade imaginária onde qualquer criança (eu, inclusive) gostaria de viver.









De Gaudí tem também muitos outros prédios. Na regiao do Eixample, que é um eixo da cidade cheio de divertidos exemplos de arquitetura modernista, se destacam a Pedreira...



e a Casa Batló.



Esta última é praticamente um sonho.




Inteiramente baseada no mar e na natureza, o edifício todo nao possui nenhum canto reto.


É tudo colorido, curvo e incrivelmente pensado do ponto de vista arquitetônico e artístico.




Por fim, a mais importante: a Sagrada Família.

Mais de 100 anos de uma obra interminável que já é incrível agora, inacabada. Foi a catedral mais alta que já conheci e por fora a mais espetacular.


A riqueza de detalhes esculpidos em pedra, os vitrais projetando luzes no interior e a grandiosidade do projeto fazem da catedral nao só o monumento principal da cidade, mas uma das partes mais legais de conhecer.



O Bairro Gótico é bem legal também. As ruelas estreitas e as construçoes altas e escuras te fazem sentir-se na Idade Média.




As Ramblas, perto de onde ficamos, sao uma grande avenida cheia de bancas que vendem de souvernirs a flores, passando por jornais, roupas e comida. Lá ficam vários artistas de rua e alguns prédios interessantes.


Descendo as Ramblas se chega ao mar. E, enfim, eu senti o gostinho salgado do ar que tanto me faz falta. E o melhor foi ter ido pela primeira vez a uma praia no Mar Mediterrâneo!


De um lado, o Port Vell, antigo porto reformado e super agradável, onde os transatlânticos aportam ao chegar na cidade.



Mais ao norte, o Port Olímpic, perto da Vila Olímpica, separado do primeiro pela famosa praia "La Barceloneta".



Falando em Olimpíadas, nao podíamos deixar de conhecer o Estádio Olímpico - aberto ao público no domingo e com direito a "...We are the champions..." nos alto falantes!




E algumas das estruturas do "Anillo Olímpico", como o Museu e a Pira Olímpica.



Ali perto, subindo pelo Park de Montijüik, chegamos ao Castelo de Montjüik, uma fortaleza com vista panorâmica de toda a cidade.

Foda!



Mais abaixo, o Palácio Nacional, um bonito prédio no alto de uma colina e que tem à frente duas torres venezianas e a Fonte Mágica, um dos momentos mais legais nas noites barcelonesas.



Por duas horas (no inverno), essa fonte fica acesa e produz um espetáculo de luzes, "dançando" de acordo com a música tocada.



E depois disso fica difícil nao se apaixonar pela cidade...



Como se tudo isso fosse pouco, a lista de principal atraçoes da cidade ainda inclui o "Hospital de la Santa Creu i Sant Pau", um maravilhoso prédio modernista Patrimônio Cultural da Unesco.



O Palau de la Musica Catalana, outro patrimônio incrível.



E a Torre Agbar, um prédio cônico com uma iluminaçao colorida.


No sábado, ainda conferimos de perto o agito em volta do Camp Nou, o maior estádio europeu e que naquela noite, lotado com quase 99 mil pessoas, esperava pra ver o clássico Real Madrid x Barcelona.



O Barça ganhou por 2 a 0.


E no final das contas, a cidade ganhou mais um fa.

2 comentários:

Rodrigo Zapico - Fotógrafo disse...

Pra começar: Inveeeeeja! :)
Cara, cada dia que passa eu tenho mais certeza que vc é fodidamente fodido em redação!..Cara, a professa do primário já tinha q ter visto e isso e ter feito vc pular umas sete séries! :) Ler seus textos é uma delícia!

OK, quando se fala de espanha, pra mim, tudo é uma delícia.

Cara...bateu uma vontade imeeensa de estar aí tb..sério mesmo! Como há muito não sentia!
Quem sabe né?!

Abração cara!

Karen Sayuri Nagae disse...

Só sendo publicitário mesmo pra fazer uma propaganda dessas e deixar a gente louco de vontade de conhecer o lugar =PPPP