terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Abono transportes

Esse é o meu "Abono Transportes", o bilhete único madrileño.

É uma carteirinha com foto, nome e número de identidade (no meu caso, passaporte), que dá direito a comprar um bilhete mensal de acesso ilimitado à rede de metrô, trens e ônibus da capital, de acordo com a zona escolhida.

O lance das zonas é simples. A regiao de Madrid é dividida em 4 zonas: A, B1, B2 e B3. A zona A é praticamente a cidade toda, enquanto as demais sao as regioes vizinhas e bem próximas, fora do centro urbano propriamente dito.

O abono permite usar toda a rede de transportes dentro da zona para o qual foi comprado. Como eu vivo na zona A e raramente vou a algum lugar fora, o meu abono corresponde a ela. Afinal, o preço do bilhete aumenta de uma pra outra nao tem sentido ficar desperdiçando euros.

Pra fazê-lo, a lógica espanhola: apesar de ser algo relacionado aos transportes, a carteirinha só pode ser feita nas tabacarias. Vai entender...

Depois fica fácil. É só passar o código de barras na máquina em alguma estaçao do metrô, pagar com dinheiro ou cartao e receber o bilhete na hora.

Antes de vir eu achava que nao precisaria gastar muito com transportes poque poderia ir caminhando pra qualquer lugar. Depois percebi que a menos que eu morasse no centro, onde é muito mais caro, seria impossível me deslocar sem utilizar ônibus e metrô.

O abono mensal me custa 43,50 euros. Uma facada. Achei absurdo o fato de o desconto valer por idades, e nao por profissao. Assim, quem tem menos de 21 anos paga aproximadamente metade desse valor, enquanto os demais - estudantes ou nao - pagam o valor integral.

Como o preço equivale mais ou menos a 60 passagens (compradas em bilhetes de 10 para que saiam a 0,70 euros; e 2 por dia num mês de 30 dias), resolvi comprar a partir de Outubro. Afinal seria loucura deixar de aproveitar a cidade e o tempo livre pra ficar em casa economizando. E, além do mais, tenho aula 3 vezes por semana, "prácticas" na quinta de manha e venho pra facul sempre pra poder acessar a internet e fazer os trabalhos nos computadores da biblioteca.

A vantagem do abono é poder pagar um valor fixo no início do mês e depois nao se preocupar mais com o número de passagens gastas. Inclusive graças a ele conheci muitas coisas de Madrid nos finais de semana. Acaba sendo bem aproveitado, mas nao deixa de ser um custo alto.

Esse mês, como fico em Madrid só até o dia 18, nao comprei. Em novembro enchi a geladeira e o meu quarto de comida pra nao precisar ir mais ao supermercado. Além disso, passei a trazer o almoço mesmo nos dias em que daria tempo de voltar pra casa e nao saí do quarto no feriado de ontem.

Melhor pra tentar colocar os estudos em dia.

Um comentário:

Rodrigo Zapico - Fotógrafo disse...

Coooomo eu não sabia que tinha um negócio desse cheiiinho de coisas fantásticas hein Bê?!
Bom, my fault...ridículo pensar que um redator publicitário não iria escrever altas coisas estando fora de seu habitat natural né?!

Bom anyway, ganhou um amigo-leitor-empolgado...e claro..vários comentários que virão!

Por conta do Billete Unico...achei foda cara!...Não tinha dessas quando fui...e o que vc falou ao final é o q mais vale a pena...paga a grana no começo do mês e dane-se...bora ralar as botas conhecendo cada cantinho dessa capital fenomenal!

Abração Bê!
Zapico