segunda-feira, 29 de setembro de 2008

El Santa Cruz de Marcenado


Do aeroporto pro albergue foram uns 30 minutos. O ônibus era novo e tinha espaço pras bagagens, o que facilitou muito a vida. Chegou no metrô em uns 15 minutos. Nesse percurso, nada de interessante pra ver, a nao ser grandes avenidas e construçoes mais modernas como em toda cidade grande.


No metrô, desci as escadas puxando as malas e sem me preocupar muito com o barulho que fazia a cada degrau. Comprar o bilhete foi fácil: tem terminais automáticos e é só inserir a moeda ou a nota e retirar sua entrada e o troco.

Peguei a linha indicada e lá se foram mais uns 10 minutos. O trem era novo e os vagoes conectados, de modo que dava pra andar de uma ponta à outra em busca de um lugar. A sinalizaçao é boa e nao difere muito do padrao do metro de Sao Paulo, o que facilita muito.


Na saída, na estaçao Argüelles, pedi informaçao a uma senhora com 2 netinhos e ela nao só me deu a informaçao, como me acompanhou até a rua do albergue, inclusive indicando os 3 elevadores diferentes que precisava pegar para subir da plataforma à rua sem fazer ainda mais esforços. Muito simpática e solícita.


O albergue fica muito perto da estaçao. Uns 2 minutos andando.


O bairro é ótimo. Charmoso, movimentado e bem servido. Tem muitos lugares pra comer, acesso à várias linhas de metro e muitas lojas. Além de ser perto da minha faculdade - venho andando até a biblioteca pra entrar na internet.


O Santa Cruz de Marcenado - como se chama o albergue e a rua onde fica - é barato, limpinho e agradável. Dá pra conhecer muita gente e fazer amigos facilmente. A sala de televisao sempre fica cheia e a maioria está ali mais pra bater papo do que pra ver TV.




O café da manha é comível. Leite quente com chocolate ou café, pao (que eu acho muito duro), geléia, manteiga e uns bolos em pequenos pacotinhos. Bom é que dá pra se servir de novo. Sempre tomo duas canecas de leite e levo um pacotinho de bolo comigo pra lanchar de tarde.

O velhinho que serve as coisas é super mal humorado. Já virou piada interna entre os hóspedes. Mas nao é nada que incomode. É só você pegar a comida e ir pra mesa sem olhar pra cara dele. De vez em quando varia e tem uma moça mais simpática na cozinha.


Há um subsolo, onde servem o café da manha, um hall de entrada com uma sala com mesas e a sala de TV, e 2 andares com quartos. No primeiro ficam as mulheres e no segundo os homens. Nao que seja sempre assim: quando nao há vaga eles misturam. Mas percebe-se que tentam manter essa divisao.


Em cada andar tem um banheiro correspondente, com chuveiro, cabines e água quente. A limpeza é boa, a aparência é quase sempre de limpo.


Os quartos tem tamanhos variados. Nos primeiros dias fiquei em um com 4 camas. Mega apertado, mas é melhor do que ficar com 6 ou 8 pessoas. Além do mais, a galera só costuma ir pro quarto pra dormir mesmo (e considerando que este é um dos albergues mais baratos de Madrid, está de bom tamanho).



Ontem, como tinha acabado minha reserva, tive que pedir mais 2 noites e me mudaram de cama. Por sorte estou no quarto ao lado que é exatamente igual. Mas como nem tudo é perfeito, as pessoas deste nao sao lá as mais simpáticas do mundo. hehe


Por falar em pessoas, sao a melhor parte de ficar em um albergue. Conheci muuuuuita gente e acredito ter feitos amigos para todo o intercambio. Tem gente do mundo todo. O que mais vi foram brasileiros e franceses. Mas no quarto que eu estava tinha um português e por lá passaram um espanhol, um outro brasileiro e um indiano.


É bastante divertido ficar batendo papo à noite no saguao e ir conhecendo as pessoas e os lugares de onde vêm. Bom pra praticar o espanhol, mesmo que muitos ali tivessem a mesma dificuldade pra falar.
As pessoas mais próximas acabaram sendo 1 gaúcho - que conheci no primeiro dia, já estava há uma semana no albergue e também buscava habitación - e um grupo de pessoas totalmente internacional, formado quase todo por estudantes, cada um de um canto, e que também procuravam lugar pra ficar. Há uma francesa, uma suíça, um chileno, um húngaro, uma americana e eu. Complicado é que às vezes a conversa se dá em 3 idiomas diferentes e eu sou o único que fala só espanhol (e português nao serve muito por aqui). A francesa fala francês e espanhol, a suíça fala ingles, francês, espanhol e alemao, o chileno e o húngaro falam inglês e espanhol e a americana fala inglês, francês e um pouco de espanhol.


Como estamos em Madrid, o espanhol predomida e eu agradeço. Em inglês até entendo um pouco, mas nao consigo manter uma conversa decente.


Às vezes saímos à noite também. Há muitos bares por perto e há opçoes para todos os gostos e bolsos. De cervezas a mohitos. E, afinal, estamos numa das cidades com noite mais agitada do mundo.

Amanha acaba minha reserva e gostaria realmente de nao ter que pedir mais noites. Depois de um tempo as pessoas que você conheceu vao saindo, ficar no albergue cansa e tudo que você quer é desfazer as malas e dormir tranquilo à noite sem se preocupar em buscar quarto no dia seguinte.

4 comentários:

Rodrigo Costa disse...

Poxa! Deve ser tudo muito massa.
Espero que vc tenha conseguido o quarto logo.

Tô acompanhando tudo por aqui.

Que tudo dê certo por aí.

Abração!

Unknown disse...

Pensei que essa história de blog fosse sacanagem. Fui fuçar a VIPs vi um post seu, fui no seu orkut e é verdade mesmo. Prefiro seus posts na VIPs, você escreve demais, parece a Vavá, não tenho paciência pra ler. Vou ficar só nas fotos...hahaha
Que bom não vai precisar dormir na calçada...hehehe

Beijunda, Bêeee!!!

Juliana Henriques disse...

Safadooo

que bom que vc conheceu um monte de gente legal, e tá dando p curtir...

O meu medo de viajar é me sentir sozinha.. hehe

Mas pelo jeito você tá curtindo demais..

e como sempre pelo bar bebendo heim?? hauahaua

adorei as fotos.. vi todas lá..

vai dando noticias sempre que dé..

quando começa as aulas msm??

saudades jáaa safadooo

curte aeee

beijo

Danilo Martins disse...

OLhaaa deve ser massa viu!!!
sucesso pra ti!!!

estarei aki sempre...


PS: aposto q ate aki a Fernanda vai ser moita!!!