quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Atención, Pasajeros


Como sou intercambista de primeira viagem, vou contar tudo nos mínimos detalhes. Inclusive as coisas aparentemente mais bobas para quem já passou por isso.


Esse post vai do embarque no Brasil ao desembarque em Madrid.


Quando chegamos no aeroporto, com o prazo de 2 horas de atencedência estourando, havia uma pequena fila no guichê da Iberia. Em uns 10 min fui atendido. A atendente nao era das mais simpáticas (e era brasileira, a propósito). Nao tinha mais lugar nas janelas e nem nos corredores. Azar o meu, que preciso recostar um pouco de lado pra conseguir dormir. E pior foi ter de ouvir que eu era um dos últimos a fazer o check-in, como se eu fosse o maior dos atrasados.


Vôo lotado, claro. E sem esperanças de conseguir uma cadeira vazia ao lado pra esticar as pernas.


A fila do embarque internacional é enorme. Isso porque você precisa entrar numa primeira sala, pegar outra fila pra passar a bagagem de mao no detector de metais e mais uma fila pra passar pela Polícia Federal. Engraçado é que, pra ser atendido pela Polícia Federal, há uma fila pra estrangeiros separada, que acaba andando muito mais rápido. Resumindo: brasileiro se fode até (e principalmente) no Brasil.


Talvez por esse tratamento ridículo e superior que o país costuma dar aos estrangeiros é que fora do país pouca gente tenha respeito por nós. (aliás, esse povo que baba por turista devia dar uma passadinha em consulados ou fazer uma visita rápida ao exterior pra ver como sao as coisas por aqui).


A atendende "simpática" esqueceu de colar o selo "embarque internacional" no meu bilhete, o que acabou me ajudando. Depois da primeira fila, voltei ao guichê para pegar o tal selo e na hora de entrar na segunda fila, pra esteira de bagagens, passei na frente de todo mundo e ganhei umas 30 posiçoes. =p


Lá dentro tem o Free Shop, lojas que vendem tudo em dólar e mais barato, desde que você compre até 500 dólares, se nao me engano. Barato entre aspas, ja que produtos brasileiros para a turistada levar sao caríssimos.


O embarque foi pontual. O aviao é enorme, nunca tinha entrado em um tao grande. As aeromoças eram educadas, mas sem muita simpatia. O espaço entre as cadeiras é maior que nos vôos nacionais. Mas você deixa de achar que é confortável umas 2 horas depois de embarcar e começar a se sentir apertado naquele pequeno vao.


A ceia foi farta com frango, salada, suco, doce, cafezinho e chá. Tudo aos pouquinhos, mas alimentou bem. Na hora do chá, as aeromoças passavam tao rápido repetindo "¿Té?" que eu tive vontade de rir e pensei se elas realmente queriam que as pessoas aceitassem. Ah, elas só falavam espanhol (e raramente traduziam o "pollo" para "frango" e o "té" para "chá").


Haviam 4 banheiros próximos ao meu assento (2 de cada lado do aviao) e levantei várias vezes pra ir até eles. As pernas ficam um pouco dormentes e eu já nao aguentava mais ficar sentado. Aproveitava e me alongava num vao que separa a parte da frente da parte de trás do aviao.


Nao dormi quase nada a viagem toda. O jeito foi me contentar com as revistas (a da programaçao e mais uma de entretenimento) e com o jornal espanhol que distribuíram. Alguns canais de rádio ajudam a abafar o barulho exterior, mas os filmes na TV nao me pareceram nada atrativos. O que me salvou foi o "Ensaio sobre a cegueira" que comecei a ler na sala de embarque. Ah, entregaram um cobertor, um travesseirinho (que eu levei comigo do aviao, ja que esqueci o meu) e uma meia ridiculamente feia, que nao usei porque nao fez frio suficiente.


Já chegando a Madrid, serviram o café da manha. Mais pobre, mas deu pro gasto.

Logo em seguida, distribuíram o formulário de entrada na Uniao Européia e foi a hora de sentir o frio na barriga quanto à imigraçao (mesmo sabendo que com visto é praticamente impossível te barrarem).


Passei o tempo todo tao impaciente pra chegar logo que só quando o aviao pousou em Barajas me dei conta de que estava em outro país, do outro lado do Atlântico e a um passo de dar uma de Colombo às avessas.



Fotos: Aviao visto de dentro do ônibus do aeroporto, após o desembarque.

Um comentário:

Danilo Martins disse...

Estás bien?

¡si juega!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk