quarta-feira, 3 de junho de 2009

Cambio de Guardia


Hoje, por incrível sorte, assisti à cerimônia de troca de guarda no Palácio Real. Eu estava na fila pra entrar no Convento de las Descalzas Reales e conversando com uma senhora espanhola ela me comentou do evento.


Como só acontece às quartas-feiras e nao terei outra quarta-feira em Madrid antes de voltar ao Brasil (por causa das viagens), desisti do convento e fui lá assisti. E, melhor ainda: na primeira quarta-feira de cada mês, a cerimônia é mais pomposa e duradoura.

Encarei horas debaixo de um sol escaldante de verao à espera do começo. Como a fila pra entrar no Patio de Armas do Palácio, onde é realizada a troca, era grande demais, optei por ficar na grade que separa o pátio da praça onde está a Catedral de la Almudena.

O lugar era privilegiado, já que me permitia ver tudo o que passava dentro do Pátio, bem de perto, e acompanhar também a chegada e a saída dos cortejos pelo local.








A troca de guarda é uma tradiçao histórica, mas só há algum tempo se converteu num espetáculo madrileño, nos moldes do que fazem em Londres.


Entram carruagens, canhoes, banda e batalhao a pé.



E, após os atos oficiais, a guarda atual é substituída pela que está chegando. E sai, junto com a banda, pelos mesmos portoes por onde a outra entrou.




O processo dura mais ou menos 1 hora, e durante todo o tempo um narrador explica os atos e conta um pouco da história, da importância e das tradiçoes da Guarda Real espanhola.



O público assiste atento e empolgado. Por vários momentos se ouvem aplausos. E a bandinha militar, que toca quase o tempo todo, manda muito bem.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vc n imagina vontade gigante que me deu de te dizer q te amo mto...

TE AMO AMIGO!!!

Bjaum